Notícias

Defensoria Pública promove reunião para discutir políticas públicas direcionadas à saúde mental de pessoas em situação de rua

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 07, setembro de 2021 às 10:44

Pessoas em situação de rua

A Defensoria Pública do Estado do Piauí, representada pela Defensora Pública Patrícia Ferreira Monte Feitosa, Diretora de Primeiro Atendimento e também titular da 12ª Defensoria Pública de Família, se reuniu nesta segunda-feira (06/09) com membros da Gerência de Saúde Mental do Estado do Piauí, do município de Teresina, do Consultório de Rua (CNRUA) e da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), visando promover um diálogo interinstitucional para definir novas políticas públicas de atenção à saúde mental das pessoas em situação de rua.

A Defensora Pública Patrícia Monte comemorou a realização da reunião e a parceria com o Projeto Mente Cidadã, projeto desenvolvido pela DPEPI que tem por objetivo promover a orientação jurídica quanto aos direitos das pessoas com transtorno mental.

“A reunião foi bastante proveitosa. Entendemos onde estão as carências, e as pessoas que vieram representando os órgãos se mostraram bastante receptivas ao estudo e a adoção de soluções que já podem ser tomadas com os recursos que já temos disponíveis. Essa é mais uma meta do projeto Mente Cidadã, que é exatamente articular esse diálogo interinstitucional para definirmos políticas públicas de atenção às pessoas em situação de rua”, disse a Defensora Patrícia Monte.

A gerente de Saúde Mental da Fundação Municipal de Saúde (FMS),Laryssa Pinheiro falou sobre a importância do diálogo promovido pela Defensoria Pública e os órgãos presentes no encontro.“A importância é essa articulação entre os setores de saúde, os órgãos de saúde relacionados à saúde mental, com a Defensoria Pública, pra gente poder avançar em questões que às vezes são burocratizadas, e com esse apoio a gente de certa forma desembaraçar, desenrolar de forma mais rápida, mais contundente para as questões realmente poderem mudar em alguns pontos”, afirmou.

A Subdefensora Pública Geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, presente ao encontro, afirmou que “a reunião ocorrida foi uma excelente iniciativa da Defensora Patrícia Monte e das demais participantes. O diálogo entre as instituições responsáveis pelas políticas públicas em prol das pessoas em situação de rua e com transtorno mental é extremamente importante, e veio no sentido de estreitar as relações e buscar as soluções mais eficientes. A DPE-PI empenha-se na formação de parcerias, otimizando tempo e recursos para prestar melhor assistência e promover os direitos humanos das populações mais vulnerabilizadas.”

Entre os órgãos que participaram da reunião nesta segunda-feira estavam a Gerência de Atenção à Saúde – GAS/SESAPI, Centro Pop/CVPSR; CNRUA/FMS e a Gerência de Saúde Mental da Fundação Municipal de Saúde.