A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI), promoveu na tarde da última sexta-feira (02), no Centro Multicultural Stouradas, localizado na Rua Lisandro Nogueira, nº 1310, Centro/Sul de Teresina, uma tarde de orientações jurídicas e ações de retificação de prenome e gênero direcionadas ao público não-binárie, travestis e transexuais. A ação fez parte da programação da 16ª Semana do Orgulho de Ser, iniciada no dia 29/08 e vai até o dia 06/09, promovida pelo Grupo Matizes, e tem como tema “Vote por um Brasil de cores e a gente faz um país melhor”.
Desenvolvido desde 2018, o Projeto “Meu Nome, Meu Orgulho” se constituiu em um importante passo no respeito e reconhecimento da identidade de inúmeras pessoas a partir da alteração do prenome, sem que seja necessária a cirurgia para mudança de sexo, além de orientações jurídicas voltadas para esse público.
A Coordenadora e idealizadora do projeto “Meu Nome, Meu Orgulho”, Patrícia Monte, avalia a iniciativa realizada, que resultou em 20 atendimentos, entre orientações jurídicas e ações de retificação de prenome e gênero. “O evento da sexta foi bastante produtivo, não só pela quantidade de atendimentos, mas, pela observação de que, a cada evento, tem mais pessoas procurando o atendimento do projeto Meu Nome, Meu Orgulho, o que demonstra que a visibilidade das ações, associadas as palestras de educação em direitos, têm refletido na procura dos interessados em fazer a retificação de nome e identidade de gênero, favorecendo a inclusão social do grupo bastante vulnerável como os transgêneros. Percebemos a satisfação dos usuários em relação ao fato da DPE/PI ter feito os atendimentos num local onde o público LGBTQIA+ costuma frequentar, pois, se sentiram à vontade, ressalvando o quanto foi humanizado o atendimento ofertado”, destacou.