Notícias

Defensoria Pública realiza etapa de heteroidentificação de concorrentes às cotas étnico-raciais para estágio de Direito na Instituição

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 11, abril de 2023 às 15:58

 

post-1-Recovered

A Defensoria Pública do Estado do Piauí realiza na próxima quinta-feira (13), a partir das 8h e por videoconferência, a heteroidentificação das candidatas e candidatos que fizeram suas inscrições no XXIII Teste Seletivo para Estágio de Acadêmicas (os) do Curso de Direito autodeclarando-se pretas/pardas ou pretos/pardos.

Segundo consta do Edital Nº 001/2023, que deflagrou o referido Teste, as pessoas que assim se declararam no ato da inscrição, conforme o quesito cor ou raça no padrão utilizado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), seriam submetidas a uma Comissão de Heteroidentificação antes da homologação do resultado final do certame.

A heteroidentificação é um procedimento complementar à autodeclaração que consiste na percepção social de outra (o)(s), além da própria pessoa, para a identificação étnico-racial e constitui-se em análise fenotípica da candidata ou do candidato que se autodeclarou preto ou pardo, mediante vídeo e fotografia submetida no momento da solicitação de matrícula.

No caso do XXIII Teste Seletivo para Estágio de Acadêmicos de Direito, a Comissão responsável pela heteroidentificação é formada pela Profesora Drª Mônica Maria Feitosa Braga Gentil, pelos técnicos (as) especiais (as) Gerson Almeida da Silva e Francisca Ealdina da Silva, e pelo Professor Dr. Alcir Rocha dos Santos, integrante dos quadros da Fundação Universidade Estadual do Piauí (FUESPI).