A Defensoria Pública do Estado do Piauí, por meio da 1ª e 2ª Defensorias Públicas do Idoso, quem tem como titulares respectivamente as Defensoras Públicas, Sara Maria Araújo Melo e Sarah Vieira Miranda, está realizando, em conjunto com o Ministério Público do Estado do Piauí, inspeções ordinárias nas Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs), em Teresina.
O objetivo da ação é averiguar a regularidade das referidas instituições, observar se estão sendo cumpridas as legislações sobre a institucionalização de pessoas idosas, a exemplo da documentação mínima para funcionamento, corpo funcional, se os direitos dos idosos estão sendo observados dentro desses espaços, se existem demandas judiciais a serem promovidas (curatelas e outras ações pertinentes ao cuidado do idoso) dentre outros itens.
A Defensora Pública Sarah Vieira Miranda explica a finalidade e como se dão as inspeções. “Anualmente participamos dessas inspeções com o fim de verificar se houve progresso nos cuidados, se os problemas que foram observados nas inspeções dos anos anteriores foram sanados, se houve aumento ou não na quantidade de idosos institucionalizados, qual o grau de dependência dos mesmos, com a finalidade de verificar se a quantidade de cuidadores e de profissionais especializados que atuam nas ILPIs compõem uma equipe mínima necessária. Já realizamos esse trabalho em parceria com o Ministério Público há alguns anos e tem sido uma parceria bastante exitosa uma vez que une os dois olhares institucionais em prol dos direitos da pessoa idosa, que é o nosso público-alvo”, ressalta.