ESDEPI

Diretoria da Escola Superior da Defensoria Pública

Defensoria Pública realiza, no dia 22 de agosto, etapa de heteroidentificação de candidatas(os) às cotas étnico-raciais para estágio em Direito

Defensoria divulga resultado final do XXV Teste Seletivo para Estágio Não Obrigatório de Acadêmicas(os) do Curso de Graduação em Direito (2)

A Defensoria Pública do Estado do Piauí, por meio da Escola Superior da Defensoria (Esdepi), realizará na próxima quinta-feira (22), a partir das 9h, por meio da plataforma Teams, a etapa de heteroidentificação das candidatas e dos candidatos inscritos no XXV Teste Seletivo para Estágio Acadêmico em Direito, que se autodeclararam pretas/pardas ou pretos/pardos.

A heteroidentificação é um procedimento complementar à autodeclaração e consiste na percepção social por terceiras(os) para a identificação étnico-racial, com base na análise fenotípica das candidatas e dos candidatos que se autodeclararam pretas/pardas ou pretos/pardos. De acordo com o Edital Nº 001/2024, que rege o referido processo seletivo, as pessoas que se autodeclararam pretas/pardas ou pretos/pardos, conforme o quesito cor ou raça utilizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), serão submetidas à Comissão de Heteroidentificação antes da homologação do resultado final.

A Comissão de Validação de Autodeclaração Étnico-racial, responsável pelo procedimento de heteroidentificação, analisará as(os) candidatas(os) em ambiente virtual.

As(os) candidatas(os) devem acessar o link da sala do TEAMS, observando os seguintes critérios:

* Documento de identificação com foto (RG ou CNH) em mãos;
* Ambiente com luz natural;
* Fundo branco;
* Ausência de maquiagem e acessórios, como óculos, bonés ou chapéus;
* Camisa preferencialmente branca;
* Sem uso de filtros de edição.

Em caso de dúvidas, as(os) candidatas(os) podem entrar em contato com a Escola Superior da Defensoria (Esdepi) pelo e-mail: esdepi@defensoria.pi.def.br ou pelo telefone (86) 9 9465-6463.