A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI), por meio da Escola Superior (Esdepi), realizou neste sábado (11) a quarta aula do curso Defensoras Populares, que teve como tema central os direitos da pessoa idosa e da pessoa com deficiência. O encontro contou com a participação das defensoras públicas Sara Maria Araújo Melo, titular da 1ª Defensoria do Núcleo do Idoso e da Pessoa com Deficiência, e Sarah Vieira Miranda, titular da 2ª Defensoria do mesmo núcleo.
O curso, promovido pela DPE/PI, tem como objetivo fortalecer o protagonismo feminino, ampliar o acesso à informação jurídica e formar multiplicadoras de direitos humanos em comunidades e movimentos sociais. A iniciativa busca aproximar a Defensoria Pública da população, promovendo uma compreensão mais ampla sobre cidadania e justiça social.
Durante a aula, as defensoras apresentaram os principais marcos legais que garantem proteção, autonomia e dignidade a pessoas idosas e com deficiência, destacando o papel da sociedade e das instituições na efetivação desses direitos.
A defensora pública Sara Maria Araújo Melo ressaltou que compreender e disseminar informações sobre esses direitos é uma forma de empoderamento coletivo.
“Realço, como sempre o faço, a grande importância e alcance do projeto Defensoras Populares na medida em que leva conhecimentos jurídicos básicos a uma parcela significativa de mulheres, líderes comunitárias, que serão multiplicadoras de tais informações em suas comunidades, evitando-se ou minorando a violação de direitos, além do empoderamento que se sobressai em cada uma delas”, afirmou.
Já a defensora pública Sarah Vieira Miranda destacou a importância da sensibilização e da atuação em rede.
“O Curso Defensoras Populares é o reflexo de uma Defensoria Pública atenta às necessidades dos vários segmentos da sociedade. Promove a aproximação da sociedade civil aos diversos serviços defensoriais, bem como forma pessoas para lidar com as necessidades próprias da população, como por exemplo, a pessoa idosa. A cada edição do curso, mais e mais “promotoras da paz” são formadas e frutificam as sementes lançadas pela Defensoria Pública. Muito feliz em colaborar com esse projeto!”, pontuou.
O quarto encontro do curso acontece no próximo sábado, dia 18 de outubro, às 14h30, e abordará o tema “Gênero / Direitos Humanos das Mulheres: Lei Maria da Penha”, com facilitação das defensoras públicas Verônica Acioly de Vasconcelos e Lia Medeiros do Carmo Ivo.