A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI), realiza no próximo dia 26 de maio, no horário compreendido de 8h30 às 11h30, a primeira sensibilização do projeto “Educação para as Famílias”, uma iniciativa desenvolvida pelo Núcleo de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (NUSCC) da DPE/PI, que terá como objetivo instrumentalizar as famílias que enfrentam conflitos relacionados ao divórcio ou à dissolução da união estável, através da mediação, auxiliando assim o casal a criar um espaço de escuta e discussão saudável propiciando uma melhor adaptação à transição familiar.
Na ação do próximo dia 26, o objetivo será mobilizar e apresentar aos profissionais que irão atuar no projeto sobre as práticas e materiais que serão utilizados, entre cartilhas contendo orientação para os pais e filhos, vídeos educativos produzidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), entre outros materiais.
Através do projeto serão realizadas atividades para ajudar as partes envolvidas a entender melhor os efeitos da separação em suas vidas, bem como a superar as dificuldades dessa fase de mudança, transmitindo aos pais técnicas apropriadas de comunicação na família, ensinamentos a respeito das consequências que os conflitos proporcionam aos filhos, informações legais sobre alienação parental, guarda, visitas e alimentos.
Quanto aos filhos menores de 16 anos, o projeto Educação para as Famílias vai buscar esclarecer sobre as consequências do rompimento do relacionamento de seus pais e sobre os seus direitos. Durante a oficina serão apresentados vídeos e distribuídas cartilhas, além de repassadas orientações pelos mediadores, na busca por construir uma efetiva e saudável relação e convívio familiar.
O Coordenador do NUSCC, Defensor Público Gervásio Pimentel Fernandes, fala sobre a iniciativa: “O projeto Educação para as Famílias se destina a ser um programa educacional, preventivo e multidisciplinar, direcionado para as famílias que enfrentam essa fase de reestruturação familiar, com participação efetiva dos pais, mães e demais membros das famílias, objetivando promover um ambiente mais saudável e harmônico em casos de ruptura da relação conjugal”, explica.
A primeira atividade de atendimento para a população por meio do projeto Educação para as Famílias será realizada no mês de junho, nos dias 29 e 30, no horário compreendido entre 8h30 às 11h30. Para participar, será necessário que os interessados e interessadas entrem em contato com o Núcleo de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (NUSCC), através do seguinte número, que é WhatsApp: 86 99477 7817.