Foi realizada nesta sexta-feira (26) no auditório Esperança Garcia, no Edifício-Sede da Defensoria Pública do Estado do Piauí, em Teresina, sensibilização para os atores envolvidos na realização do projeto Educação para as Famílias, desenvolvido por meio do Núcleo de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (NUSCC), sob a coordenação do Defensor Público Gervásio Pimentel Fernandes. A primeira edição do Projeto está prevista para ocorrer nos dias 29 e 30 de junho.
Participaram do momento, além do Defensor Público Gervásio Pimentel e equipe do NUSCC, assessores (as) e colaboradores (as) das Defensorias de Família, da Infância e da Juventude, assim como as Defensoras Públicas Alynne Patrício de Almeida Santos, Daniela Neves Bona, Patrícia Ferreira Monte Feitosa e Sheila de Andrade Ferreira. Também presente o Defensor Público Erisvaldo Marques dos Reis.
Durante o encontro a assessora técnica do NUSCC, Rosângela Ribeiro Alexandrino, abordou as especificidades do Projeto, que é destinado a casais em fase de ruptura de relacionamento, assim como aos seus respectivos (as) filhos e filhas menores, oferecendo a oportunidade para que essas pessoas encontrem apoio e se transformem em protagonistas da solução de seus próprios conflitos.
A Defensora Pública Sheila de Andrade Ferreira discorreu sobre a parentalidade responsável, destacando o projeto“Lugar de Pai é ao Lado dos Filhos: Defensoria em Defesa da Parentalidade Responsável”, que coordena e que tem por finalidade orientar e conscientizar acerca da importância da relação da parentalidade responsável, buscando o cumprimento da função social da família, visando o entendimento que lhe cabe de atuação conjunta, no sentido de criar laços de afeto e agir de forma a preservar condutas.
O Coordenador do NUSCC, Defensor Público Gervásio Pimentel, avaliou o momento como exitoso. “Um número relevante de pessoas compareceu ao evento. Foi dado o primeiro passo no sentido de melhor orientar nossas assistidas e assistidos para participarem dessa atividade tão relevante. Destacamos que a participação da Defensora Pública,Sheila de Andrade, Diretora da Esdepi, contribuiu muito para atingirmos o objetivo do evento que relaciona-se a um projeto que será desenvolvido em várias fases e fomentará o desenvolvimento de programas educacionais”, destacou.