Sem categoria

Defensoria Pública reforça a importância do combate à violência contra a pessoa idosa

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 15, junho de 2022 às 13:54

Defensoria Pública reforça a importância do combate à violência contra a pessoa idosa

O combate à violência contra a pessoa idosa tem sido constante na Defensoria Pública do Estado do Piauí por meio do  Núcleo Especializado de Defesa e Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência, que tem como titulares as Defensoras Públicas Sara Maria Araújo Melo e Sarah Vieira Miranda. Nesta quarta-feira, dia 15 de junho, quando transcorre o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, as Defensoras reforçam a importância da atenção e, especialmente, da denúncia em relação a qualquer tipo de violência praticada contra esse público específico.

Durante a manhã, a Defensora Pública Sarah Miranda, proferiu palestra sobre “O Papel da Família na Proteção dos Idosos”, durante a I Plenária Estadual com os Conselheiros e Conselheiras Estaduais e Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa do Piauí. O evento aconteceu no formato híbrido, no auditório da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc).Defensora Pública Sarah Miranda

A Defensora Pública Sarah Miranda destaca que é “muito importante esse ciclo de palestras e discussões sobre o combate à violência contra a pessoa idosa. Nessa seara, a família se torna importantíssima na garantia de um envelhecimento saudável e seguro. Trabalhando com o fortalecimento dos vínculos familiares, ressaltando a importância de uma ética familiar em que todos os membros da famílias são corresponsáveis no pleno desenvolvimento uns dos outros e demonstrando que a legislação garante o direito de amparo na velhice, proporcionará redução de casos de violência contra os idosos. Nesse sentido, a Defensoria Pública, por meio de sua participação efetiva no Conselho Estadual da Pessoal Idosa, no acompanhamento das políticas públicas, na atuação extrajudicial e judicial e educação em direitos, vem realizando seu papel na tutela e proteção do público do idoso”.

A Defensora Pública Sara Melo, ressalta que a violência contra a pessoa idosa é um crime que deve ser denunciado. “A violência contra o idoso é um mal que assola a nossa sociedade, e é um crime praticado na sua maior parte dentro do lar, pelas famílias dos idosos. Sempre se ressalta a importância da denúncia, porque o combate à violência contra o idoso perpassa exatamente pela denúncia. Nós, cidadãos de modo geral, não podemos nos calar e nos omitir diante desse crime que se configura em grave violação dos direitos humanos, e devemos usar todos os meios que temos à disposição para denunciar o crime de maus tratos, abandono, violência física, psicológica, financeira, o crime contra o idosos nas suas mais diversas manifestações. Cada um de nós é responsável por denunciar e não devemos nos calar nunca”.Defensora Pública Sara Melo

O Defensor Público Geral do Estado do Piauí “A Defensoria Pública tem buscado, por meio do Núcleo do Idoso, assim como as demais áreas de atuação , cumprir o seu papel de dar dignidade à pessoa idosa. São pessoas que têm toda uma história de vida e a  família, o Estado, as Instituições e Órgãos Públicos têm que, por obrigação, reconhecer essa história e o tanto que essas pessoas já contribuíram e contribuem, cada uma dentro de suas possibilidades, para o desenvolvimento da sociedade.Respeitar a pessoa idosa é respeitar o próprio futuro”, afirma o Defensor-Geral.

O Núcleo do Idoso da Defensoria Pública fica localizado na Unidade João XXIII da DPE-PI, na Avenida João XXIII, 853 , bairro Jockey Club. Os contatos do Núcleo são: (86) 9 9474-9658 e (86) 9 9467 – 4974.

As denúncias de violência contra idosos também podem ser feitas pelos seguintes canais:

Disque 100
(86) 3216-5251 – Delegacia de segurança e Proteção ao Idoso de Teresina
98134-9773 – Ouvidoria do Ministério Público do Piauí
190 Polícia Militar
192 – Samu (dependendo da situação)