Notícias

Defensoria Pública reforça acolhimento à população durante 3º Mutirão PopRuaJud, em Teresina

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 27, junho de 2025 às 13:28

WhatsApp Image 2025-06-27 at 12.08.44

A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI), por meio do projeto Defensoria Pop Rua – Visibilidade e Reconhecimento à População em Situação de Rua, participou nesta sexta-feira (27) do 3º Mutirão Interinstitucional PopRuaJud, realizado no CETI Zacarias de Góis – Liceu Piauiense, em Teresina. A ação garantiu atendimento jurídico gratuito e acesso a serviços essenciais para toda a população, com atenção especial às pessoas em situação de rua, em mais uma iniciativa integrada que reuniu esforços de instituições públicas e organizações da sociedade civil.

Durante a atividade, a Defensoria Pública ofereceu orientação jurídica gratuita, informações jurídicas, além de encaminhamentos para serviços de assistência social e regularização de documentos. O atendimento foi voltado, especialmente, para pessoas em situação de rua que, muitas vezes, enfrentam barreiras para acessar direitos básicos.

A iniciativa foi coordenada pelo Comitê Seccional PopRuaJud da Seção Judiciária do Piauí (SJPI), com participação do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ/PI), da DPE/PI e de diversos outros órgãos públicos e entidades que atuam em rede para garantir cidadania à população vulnerável. A ação está alinhada à Resolução nº 425/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece diretrizes para políticas judiciárias voltadas às pessoas em situação de rua.

WhatsApp Image 2025-06-27 at 12.08.44 (19)“A Defensoria Pública do Estado do Piauí esteve presente na terceira edição do PopRuaJud, realizada no Liceu Piauiense. Foi uma ação exitosa, com a participação de vários órgãos e entidades que contribuíram para garantir cidadania a uma população extremamente vulnerável. Fico muito satisfeita em ver o projeto alcançando seu propósito: chegar até as pessoas em situação de rua, que muitas vezes têm receio de procurar os serviços de proteção social por falta de acolhimento adequado. Nosso papel é justamente esse: acolher, orientar e garantir o acesso aos direitos mais básicos. E só conseguimos fazer isso por meio da articulação com outras instituições comprometidas com a mesma causa”, afirmou a defensora pública Patrícia Monte, coordenadora do projeto Defensoria Pop Rua.

A presença da Defensoria Pública no mutirão reafirma o compromisso da instituição com a promoção de Justiça de forma humanizada, acessível e próxima de quem mais precisa. A atuação em rede permite ampliar a presença do poder público nos espaços onde o acesso à cidadania ainda precisa ser efetivamente garantido.

Também participaram do evento o defensor público Igo Castelo Branco de Sampaio, do Núcleo de Direitos Humanos e Tutelas Coletivas da DPE/PI, e a defensora pública Ana Clara Ribeiro de Sousa Castro,coordenadora da Escola Superior da Defensoria Pública do Piauí (Esdepi).

CONFIRA O ÁLBUM COMPLETO CLICANDO AQUI