Notícias

Defensoria Pública reforça necessidade da atenção à população em situação de rua durante solenidade no TJ-PI

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 27, junho de 2023 às 15:36

WhatsApp Image 2023-06-27 at 13.32.54

A Defensora Pública Patrícia Ferreira Monte Feitosa, coordenadora do Projeto “Defensoria PopRua” – visibilidade e reconhecimento à população em situação de rua” e Diretora de Primeiro Atendimento da Defensoria Pública do Estado do Piauí, participou nesta terça-feira (27), no Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, da apresentação do Projeto PopRuaJud, idealizado pelo Conselheiro do CNJ, Mário Henrique Aguiar Goulart Ribeiro Nunes Maia.

O Conselheiro Mário Henrique Maia discorrer sobre o objetivo do PopRuaJud. “Esse projeto tem como objetivo principal reunir todos os setores da sociedade civil organizada, em conjunto com o Poder Judiciário, Ministério Público, enfim para que se busque soluções para essa epidemia violenta das pessoas em situação de rua. É um problema mundial, um polo de convergência humanitário, e todos nós do Sistema de Justiça ou não, temos que abrir os olhos e buscarmos soluções ao problema que está a olhos vistos para todos”, disse.

O presidente do TJ/PI, Desembargador Hilo Almeida destacou a importância do projeto. “”É um projeto da maior importância, capitaneado pelo CNJ, que vem exatamente atender esse segmento da população, os mais necessitados, os mais vulneráveis, os mais desesperançados, que são os moradores de rua. Estamos muito otimistas com esta visita do nosso Conselheiro e vamos evidar todos os esforços para que tenhamos condições de implementar esse programa aqui no Estado”, afirmou.

WhatsApp Image 2023-06-27 at 13.32.54 (2) WhatsApp Image 2023-06-27 at 13.32.54 (1)

A Defensora Pública Patrícia Monte destacou a realidade de pessoas em situação de rua as quais a Defensoria Pública sempre procura atender tanto em suas ações diárias como, mais especificamente, por meio do Projeto Defensoria Pop Rua, que coordena desde 2019 e que tem por objetivo assegurar direitos junto às pessoas em situação de vulnerabilidade.” . “Desde a sua criação o Projeto vem possibilitando o atendimento de inúmeras pessoas que se encontram em situação de rua em Teresina, realizando vários encaminhamentos. Nesse contexto é muito importante a adesão dos parceiros, essa adesão deve-se à responsabilidade social de promover o acesso a direitos de pessoas que estão em situação de alta vulnerabilidade e a busca ativa dessas pessoas consiste na verdadeira razão de ser da Defensoria Pública do Estado do Piauí.”, afirma a Defensora.

O Projeto “Defensoria PopRua” – visibilidade e reconhecimento à população em situação de rua” é desenvolvido em eixos distintos, que se propõem a dar visibilidade à questão social das pessoas em situação de rua, que tem se agravado na capital, buscando despertar a sensibilização junto a sociedade, em relação às políticas públicas para esse público específico, possibilitando orientação jurídica e judicial. Também é destinado à troca de experiências e capacitações entre os parceiros envolvidos, desenvolvendo um fluxo de demandas com a assistência social do município, definindo dessa forma um canal aberto para os encaminhamentos necessários ao atendimento.