Notícias

Defensoria Pública sediou atividade do projeto “De Mãos Dadas: na busca de direitos e conhecimentos”, iniciativa desenvolvida pelo grupo Morhan

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 21, maio de 2024 às 09:38

mohran (7)

A Defensoria Pública do Estado do Piauí sediou na manhã desta segunda-feira (20), uma Roda de Conversa promovida pelo grupo Movimento de Reintegração das pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), que teve como objetivo a discussão quanto às demandas de saúde decorrentes dos efeitos da hanseníase, bem como a construção de políticas públicas direcionadas para essa população. A ação foi realizada no Auditório Esperança Garcia, situado no edifício-sede da DPE/PI, e foi realizada em parceria com a Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública do Piauí e o Núcleo de Direitos Humanos e Tutelas Coletivas da instituição.

Contando com a participação efetiva de diversos profissionais da área da saúde, a iniciativa buscou também levar mais informações sobre a doença aos cidadãos, além de promover a articulação com diversos órgãos e entidades que atuam na promoção e defesa dos direitos da população.

Na oportunidade também ocorreu a apresentação do Projeto “De Mãos Dadas: na busca de direitos e conhecimentos”, uma iniciativa desenvolvida pelo grupo Morhan. A Coordenadora do Movimento de Reintegração das pessoas Atingidas pela Hanseníase, Lucimar Batista, falou sobre o encontro realizado.
“Esse é um projeto de pessoas acometidas pela hanseníase para pessoas acometidas pela hanseníase. Onde abordaremos questões relacionadas à violação dos direitos, entre outros temas. Tratar e curar a hanseníase é para além da medicação, para além da saúde. Estamos dialogando com vários órgãos do município e do estado, além de diversos profissionais que atuam nessa área, onde iremos realizar encontros em todas as zonas de Teresina, em três diferentes etapas, visando construir resoluções para encaminhar para os órgãos afins, seja a nível municipal, estadual ou federal. Até o final do ano estaremos executando esse projeto com o objetivo de promover esse papel de escuta, visando combater o preconceito e a violação de direitos que acontecem diariamente”, disse.

O Defensor Público titular do Núcleo de Direitos Humanos e Tutelas Coletivas da DPE/PI, Igo Sampaio, destaca a importância do encontro. “Dando continuidade a parceria firmada com o Morhan na construção do projeto “de mãos dadas: Na busca de direitos e conhecimentos” o Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública participou ativamente da oficina de diálogo sobre direitos humanos e hanseníase. A atividade foi bem exitosa com uma exposição inicial sobre direitos humanos e suas interfaces com a hanseníase e posteriormente junto aos participantes de forma reflexiva foram levantadas as principais ausências e insuficiências na garantia de direitos das pessoas com hanseníase. As problemáticas e sugestões apontadas servirão para construção de um fluxo de acompanhamento de lesões a direitos e encaminhamento das demandas.”, disse.
Participaram do encontro, representantes da Defensoria Pública da União (DPU), Conselho Municipal de Saúde, Conselho Estadual de Saúde, entidades de classe e movimentos ligados à temática de defesa dos direitos da população.