Notícias

Defensoria Pública sediou seminário “Mais Mulheres na Política sem Misoginia”, realizado pela Secretaria de Estado das Mulheres

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 26, abril de 2024 às 12:24

WhatsApp Image 2024-04-26 at 12.04.57 (6)
A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI) sediou nesta sexta-feira (26), no Auditório Esperança Garcia, situado no edifício-sede da instituição, o seminário “Mais Mulheres na Política sem Misoginia”, evento realizado pela Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi), que visa aprofundar o entendimento sobre a importância da participação feminina na política, enfrentando os desafios enfrentados e propondo soluções para aumentar sua representatividade.

A ação teve início a partir das 8h30, com o credenciamento das participantes, momento seguido pela cerimônia de abertura.

Os painéis temáticos tiveram início a partir das 9h, com o tema: “Mulheres na Política: participação política, desigualdades de gênero e ações concretas”. Na sequência, o Painel Temático 2 abordou o tema: “Mulheres, política e comunicação: o uso das redes sociais como palanque”.

O terceiro Painel Temático tratou sobre as “Eleições 2024 e o calendário eleitoral: fundo partidário e aspectos legais para as candidaturas femininas”, evento que marcou o encerramento da programação do seminário.

Além de estimular a presença das mulheres nas eleições de 2024, o seminário teve como objetivo incentivar sua participação nos partidos políticos, em cargos de liderança e abordar questões legislativas que garantem seus direitos.

Sobre a ação, a secretária de Estado das Mulheres do Piauí, Zenaide Batista Lustosa, destacou a importância da iniciativa
“Um momento muito importante para as mulheres que participam da política, mulheres que vão ser candidatas, mesmo a gente sendo 52,6% do eleitorado brasileiro, a nossa representatividade aqui no estado do Piauí, por exemplo, só corresponde a 20% de vereadoras. E a gente precisa ampliar esse número, porque quando as mulheres estão nesses espaços há um avanço nas políticas públicas para as mulheres. Esse momento incentiva as mulheres a participarem desses espaços na política, avança na democracia e avança nas políticas públicas para as mulheres”, concluiu.

A transmissão foi transmitida via YouTube Governamental, disponível no seguinte link:

Confira o álbum da publicação: