A Defensoria Pública do Estado do Piauí, por meio dos Núcleos Especializados da Saúde e dos Direitos Humanos e Tutelas Coletivas, esteve reunida nesta quarta-feira (11), com a Diretoria do Hospital Getúlio Vargas (HGV), oportunidade em que foi tratado sobre o estabelecimento, a partir da criação de grupo de trabalho, de um fluxo de informações visando otimizar a resolução de demandas referentes à área da saúde.
Participaram do encontro, que aconteceu na Unidade Fátima da DPE-PI, os Defensores Públicos Igo Castelo Branco de Sampaio, titular do Núcleo de Direitos Humanos e Tutelas Coletivas; José Tadeu de Macedo Silveira, titular do Núcleo da Saúde e o diretor-geral do HGV, Davyd Teles Basílio, acompanhado das assessoras da Diretoria, Hanna Braz e Silva, Joice Rodrigues Teixeira e Eva Luana de Santos.
O diretor do HGV discorreu sobre a finalidade da reunião. “Esse diálogo com a Defensoria Pública visa o fortalecimento dessa parceria. Queremos fazer uma gestão compartilhada com a Instituição, para conseguir sanar ainda mais os problemas. Tratamos a respeito da não judicialização de casos, visando sempre a melhoria do atendimento, o que é um dos objetivos dessa parceria, exatamente para que não se chegue a esse momento, possibilitando uma resposta rápida, precisa e objetiva aos que nos procuram. Estamos montando um grupo de trabalho junto com a Defensoria Pública, para poder possibilitar uma maior acessibilidade, uma resposta mais rápida, que vamos conseguir, com certeza, com essa parceria”, disse Davyd Basílio.
O Defensor Público Igo de Sampaio fez um levantamento dos objetivos e do resultado do encontro. “Essa reunião visou otimizar o relacionamento da Defensoria com o Hospital Getúlio Vargas, pois quando estabelecemos esse tipo de contato melhoramos também a questão da resolução dos casos, sem a necessidade de judicialização. Entendemos que não adianta só acesso ao judicial, tem que ter um acesso resolutivo. Para isso precisamos entender a demanda como é colocada. E esse diálogo com a política pública, quando recebemos o próprio diretor com sua equipe, se colocando à disposição, é uma forma de otimização do trabalho da Defensoria, por isso essa atuação conjunta do Núcleo da Saúde, que é quem demanda essas ações individualizadas, com o Núcleo dos Direitos Humanos, pela própria atuação voltada para as políticas públicas. Vemos com muita felicidade esse diálogo, que é uma forma de otimizar o fluxo, permitindo que ao receber uma demanda muitas vezes já possamos resolver diretamente com o Hospital. Vai qualificar e depurar essa demanda colocada para melhor forma de chegar ao resultado. Também a partir desse diálogo, vamos levantar questões visando a melhoria da saúde pública como um todo, o que é uma das nossas preocupações enquanto Defensores Públicos, não resolver só casos individuais, mas sempre também procurar um viés coletivo para a resolução das demandas. Essa reunião foi a primeira de outras futuras e já tiramos alguns entendimentos, entre os quais a criação de um grupo de trabalho, facilitando a comunicação entre a Defensoria e o HGV, colaborando inclusive para lutar por suprir as deficiências dentro do Hospital, visando contribuir diretamente com a melhoria da prestação dos serviços de saúde. Nesse sentido, a Defensoria intensifica a promoção de direitos humanos e a defesa dos direitos como um todo”, afirmou