A Defensoria Pública do Estado do Estado do Piauí, (DPE/PI), por meio do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon) e em parceria com a Equatorial Piauí, realiza no próximo dia 15 (quarta-feira), data em que se comemora o Dia Internacional do Consumidor, ação voltada para a substituição de lâmpadas ineficientes por lâmpadas LED, destinada aos consumidores que estejam adimplentes em relação às contas de energia elétrica.
A troca das lâmpadas eficientes (LED), no máximo cinco por cada consumidor, acontecerá no horário compreendido das 8h às 12h, na sala de reuniões da Unidade Fátima da Defensoria Pública do Piauí, localizada no Bairro de Fátima, zona Leste de Teresina, na rua Governador Joca Pires, nº 1000. Para efetuar a troca é necessário que a pessoa apresente a fatura da unidade consumidora, CPF, RG e também que faça a entrega das lâmpadas ineficientes (fluorescentes ou incandescentes) que estavam em uso.
O Coordenador do Nudecon, Defensor Público Crisanto Pimentel Alves Pereira, titular da 1ª Defensoria Pública do Consumidor, destaca a importância da data e as ações realizadas sempre visando a garantia de direitos aos consumidores. “O Dia Internacional do Consumidor surgiu com o intuito de proteger os direitos dos consumidores e lembrar aos lojistas e órgãos públicos e privados a importância do compromisso firmado com seus clientes.Nesta quarta-feira realizaremos em conjunto com a Equatorial Piauí a troca das lâmpadas para os nossos assistidos e assistidas, o que também é uma forma de educação em direitos, pois está relacionada ao consumo consciente e à economia de energia. Posteriormente, também em conjunto com a Equatorial, vamos iniciar atendimentos visando sempre a negociação viável de dívidas relacionadas ao consumo de energia elétrica. A Intenção é que esses atendimentos se tornem permanentes, ocorrendo em dias específicos a cada semana, sempre com o intuito de prestar o melhor serviço possível ao nosso público-alvo. Aproveitamos o transcurso do Dia Internacional do Consumidor, no próximo dia 15, para reforçar que o Nudecon está sempre disponível para receber as demandas dos assistidos e assistidas pela Defensoria Pública, visando a garantia de direitos nas relações consumeristas”, afirma o Coordenador.
O Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública do Estado do Piauí, que conta também com as Defensoras Públicas Luciana Moreira Ramos Araújo, na 2ª Defensoria Pública do Consumidor,e Ângela Martins Soares Barros na 3ª Defensoria Pública do Consumidor, foi criado no ano de 2004 e desde então vem oferecendo um atendimento qualificado, assegurando os direitos dos consumidores carentes de forma célere por meio da conciliação, o que representa um diferencial nas relações de consumo, garantindo os direitos dos assistidos pela Defensoria Pública de forma eficaz.