Foi considerada positiva a participação da Defensoria Pública do Estado do Piauí na Expofavela Innovation Piauí 2024, realizada nos últimos dias 02 e 03 no Sesc Cajuína, em Teresina. A Instituição participou com um stand, no qual foram disponibilizados atendimentos jurídicos e informações sobre projeto e serviços desenvolvidos pela Instituição. A organização do stand foi responsabilidade da Escola Superior da Defensoria (Esdepi).
Também durante a Expofavela, a Defensora Pública Lia Medeiros do Carmo Ivo, coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, participou da roda de conversa Combate à Violência Doméstica e ao Feminicídio, ao lado da delegada, doutora e mestra em Direito Eugênia Vila; da delegada especilista em Direito Penal e pós-graduada em enfrentamento a violência contra as mulheres, Nathália Figueiredo e da Yalorixá e assistente social, especilista em políticas públicas, Mãe Joelfa de Xangô.
Lia Medeiros fez uma avaliação do momento. “Foi muito interessante participar dessa roda de conversa, tendo em vista que, apesar de estarmos debatendo sobre o mesmo tema, cada participante trouxe a visão dentro do seu campo de atuação. A Dra. Eugênia colocando o ângulo de pesquisadora de gênero e feminicídio, a delegada Natália, o aspecto policial, nós o da Defensoria, e mãe Joelfa enriqueceu grandemente a conversa, com sua história de vida e experiência como assistente social da rede de enfrentamento à violência contra a mulher. É sempre muito esperançoso falar para um público mais jovem, e estavam presentes vários adolescentes de escolas da capital, pois nessa fase ainda temos a oportunidade de trabalhar a prevenção, a importância do engajamento da comunidade na mudança de nossa estrutura machista e opressora. Apesar da seriedade do tema, procuramos abordar de forma descomplicada e acessível, de forma a verdadeiramente atingir a atenção e compreensão da plateia”.
A coordenadora da Esdepi, Defensora Pública Ana Clara Ribeiro de Sousa Castro, avaliou a presença da Defensoria Pública no evento. “A primeira participação da Defensoria Pública na Expofavela foi bastante positiva. Não apenas ofereceu suporte jurídico direto à comunidade local, mas, também, fortaleceu o diálogo sobre direitos e justiça social. Essa colaboração foi fundamental para fortalecer a confiança da comunidade na Instituição e promover um ambiente mais justo, inclusivo e democrático”, afirmou.
A Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, considerou um ganho a oportunidade de estar presente no evento. “A Defensoria Pública poder participar ativamente da Expofavela, prestando serviços e orientações, além de ser uma oportunidade ímpar para proporcionar esse atendimento ao público também representou um enriquecimento para todos nós pela oportunidade de estar próximo a essa efervescência cultural também voltada para a promoção dos direitos humanos e a inclusão social. Foi certamente um momento enriquecedor”, destacou.