A Defensoria Pública do Estado do Piauí, por meio do projeto Meu Nome, Meu Orgulho, realizou 30 atendimentos durante a ação ‘LGBTQIFOBIA se Combate com Cidadania!’ , que o Grupo Matizes promoveu nesta sexta-feira (17), Dia Internacional de Luta Contra a LGBTQIfobia, das 8h às 13h, na Rua Climatizada, em Teresina. Em alusão à data a Defensoria também fixou nas escadarias do seu edifício-sede , em Teresina, a bandeira do arco-íris, reconhecida mundialmente como símbolo dos movimentos e da luta contra a LGBTQI+fobia.
Do total de atendimentos realizados pela Defensoria na Rua Climatizada, 8 corresponderam a requerimentos de alteração de nome e gênero, 1 de não binário e 21 foram relativos a prestação de informações diversas.
Para a Defensora Pública Patrícia Ferreira Monte Feitosa, coordenadora do Projeto Meu Nome, Meu Orgulho, afirma que foi mais uma oportunidade de promover cidadania para esse público específico. “A ação realizada hoje pelo grupo matizes é de enorme relevância porque, além de acontecer no Dia Internacional de Luta Contra a LGBTQIfobia, proporcionou a esse público específico o acesso a inúmeros serviços, entre os quais os ofertados pela Defensoria, por meio do Projeto meu Nome, meu orgulho, que busca proporcionar orientação jurídica e a garantia de direitos auxiliando na construção da identidade de gênero. Consideramos que foi uma manhã bem produtiva”.
Marinalva Santana, vice-coordenadora do Grupo Matizes, também destaca a relevância da data e do evento. “A ação do Dia Internacional de Luta contra a LGBTQIfobia é um convite à reflexão e ao diálogo sobre os direitos de uma população historicamente excluída de direitos básicos. Por isso, nós do Matizes viemos mais uma vez às ruas, concitando a sociedade a reforçar o enfrentamento à violência lgbtfóbica, promovendo a inclusão e a igualdade de direitos”.