A Defensoria Pública do Estado do Piauí, através da Coordenação de Execução Penal vai realizar no próximo sábado (6) uma atividade na Penitenciária Major César Oliveira em comemoração antecipada ao Dia das Mães. A atividade será realizada em comum acordo com a Gerência da referida Unidade Prisional.
O evento inicia às 8h e deve se estender até às 17h contando com a participação dos detentos e suas famílias. A Defensora Pública Dra. Irani Albuquerque de Brito, da 2ª defensoria Pública de execução penal explica que o que motivou a iniciativa. “Será um momento muito importante que ajudará no fortalecimento dos laços familiares dos presos que muitas vezes são quebrados pelo encarceramento”, afirma a Defensora.
Dra. Irani Brito informa que os próprios presos farão o lanche que será servido durante o evento . “Será um momento de lazer e iteração do qual participarão as mães e esposas dos presos . Teremos ainda uma celebração religiosa e alguns serviços serão ofertados”, diz.
“A ação da Defensoria é de fundamental importância para garantir essa integração com os familiares dos presos e quebrar paradigmas pré-estabelecidos em relação ao tratamento a eles dispensado. Vamos realizar a atividade antes da saída temporária do Dia das Mães, até para que eles se sintam contemplados e valorizados. Da nossa parte vamos fornecer todo o suporte necessário para a realização do evento, inclusive no tocante a segurança. Só temos a agradecer a ação da Defensoria na Major César”, diz Marcelo Rodrigues, gerente da Penitenciária.
Participarão da atividade os Defensores Públicos, assessores e estagiários da Coordenação de Execução Penal da Defensoria Pública, além de outros colaboradores como alunos de cursos de Direito e de artes plásticas de Universidades locais que inclusive estão desenvolvendo levantamento objetivando montar brinquedotecas nas Penitenciárias, tendo por objetivo proporcionar uma atividade lúdica aos filhos do presos durante os dias de visitação.