A Defensoria Pública do Estado do Piauí realiza no próximo dia 08, por meio da sua Ouvidoria-Geral, com o apoio da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdepi), o evento Cidadania com Café, destinado a tratar sobre os direitos das pessoas com deficiência. O evento será realizado a partir das 9h, no auditório Esperança Garcia, no edifício-sede da Defensoria Pública, localizado na rua Nogueira Tapety, 138, bairro Noivos , em Teresina.
Serão palestrantes durante a manhã, as Defensoras Públicas Sara Maria Araújo Melo e Sarah Vieira Miranda, titulares do Núcleo de Defesa e Proteção ao Idoso e Defesa da Pessoa com Deficiência, que abordarão “A Defensoria Pública e a Pessoa com Deficiência”. Também proferirá palestra o Secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, que tratará sobre “Pessoa com Deficiência”.
O momento vai contar ainda com apresentações do Instituto Eficiente, Antonio Gabriel Costa Neves (Gabi), da APAE de José de Freitas e João Guerreiro e Banda.
O Ouvidor-Geral Externo da Defensoria Pública, Djan Moreira, destaca a iniciativa. “ A ideia é transformar o Cidadania com Café em um projeto que permita, a cada mês, reunirmos entidades e assistidos para discutir e refletir sobre um determinado tema. Como estamos nos aproximando da Semana da Defensoria Pública e do Dia do Defensor e da Defensora Pública, essa é uma contribuição da Ouvidoria-Geral em parceria com o Núcleo de Defesa e Proteção ao Idoso e Defesa da Pessoa com Deficiência, à Instituição, à sociedade civil e aos assistidos e assistidas, considerando que a Associação Nacional das Defensoras e dos Defensores Públicos, a Anadep, este ano traz com tema da campanha a inclusão da pessoa com deficiência. Essa é também uma das atribuições da Ouvidoria, fazer o intercâmbio entre a sociedade civil e a Defensoria Pública, por isso reforçamos o convite para que assistidos e assistidas e especialmente as pessoas com deficiência, participem dos eventos que a Defensoria Pública irá promover de 15 a 19 de maio” .