Uma peça divertida e inteligente retratando a celebração do Natal foi apresentada na manhã desta quarta-feira (18), no edifício-sede da Defensoria Pública do Estado do Piauí pelos integrantes do Centro de Convivência Novos Meninos e Meninas (CCNM). O momento fez parte da confraternização de fim de ano da Instituição e reuniu Defensoras, Defensores, servidoras e servidores, estagiárias e estagiários, no auditório Esperança Garcia, sendo transmitido pelo canal da Defensoria no Youtube. A manhã contou também com a apresentação dos músicos Moura Neto e Pedro Queiroz.
A peça “Toda Mãe é Maria, Todo Pai e José e Todo Filho é Jesus”, encenada pelos integrantes do Centro de Convivência Novos Meninos e Meninas, trouxe para a realidade local o tema do nascimento de Jesus Cristo, com um diálogo rico e divertido. O Centro de Convivência é ligado à Ação Social Arquidiocesana e trata-se de um espaço de convivência e aprendizado para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social, oriundos de vários bairros e comunidades de Teresina, oportunizando o acesso à educação, leitura, esportes, artes e cultura de uma forma geral.
Os integrantes do Centro falaram sobre a experiência de estar na Defensoria Pública. “Para nós foi maravilhoso, os meninos e as meninas estão encantados. Lá no Centro sempre recebemos novas demandas de meninos, porque temos o Programa Jovem Aprendiz, os meninos e as meninas têm essa desenvoltura, e sempre conseguem sair pro mercado de trabalho. Essa turma que se apresentou hoje é nova, é a primeira vez que eles estão se apresentando fora do Centro, e quando estamos no palco, quando vemos esse calor do público, essa devolutiva do público é muito positivo. Eles estão totalmente encantados”, disse a professora de arte Jana Silva, responsável pela adaptação do texto apresentado, que na oportunidade agradeceu à Defensora Pública Ana Clara Castro pelo projeto Sororidade nas Ruas, que disponibiliza absorventes de forma gratuita para mulheres em situação de vulnerabilidade , entre as quais as meninas atendidas pelo Centro de Convivência.
O professor e músico Davi do Nascimento Costa também discorreu sobre estar na Defensoria. “Esta é mais uma vez que estamos na Defensoria e é sempre uma experiência exitosa, aqui nós somos bem acolhidos. A Defensoria Pública realiza um trabalho de doação, fornece absorventes para as meninas lá do Centro de Convivência, o que para nós é de muita importância, de muita alegria, porque nós acolhemos crianças carentes, meninas que às vezes não tem nem o que comer em casa, imagina ter que comprar algo para sua própria, seu próprio higiene, né? Então é de muita importância a gente trazer a experiência para esse público, com outras pessoas, outras inteligências, com outros pensamentos, é sempre bem válido e muito bom”, destacou.
A Defensora Pública Geral do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, transmitiu uma mensagem de gratidão aos presentes. “Quero agradecer a todas as pessoas que estão aqui e também a quem nos assiste de forma virtual. Agradecer aos músicos e aos integrantes do Centro de Convivência Novos Meninos e Meninas, obrigada pela disponibilidade, pela generosidade de doarem seu tempo e talentos aqui para esse momento de reflexão, de alegria e leveza que merecemos, depois de um ano de tanto trabalho, dedicação, comprometimento, um ano em que nos revinventamos várias vezes aqui na Defensoria Pública e no qual foi muito bom ver a entrega, o esforço de todos e todas as pessoas integrantes da Instituição. Sou muito grata por termos a oportunidade de conviver, crescer e aprender juntos. Tenho muito orgulho da equipe que somos e o que desejo nesse momento é que aproveitemos para refletir e agradecer muito por todas as bênçãos, pela força, saúde e pela oportunidade de trabalhar contribuindo para que mais pessoas tenham acesso a direitos, para que mais pessoas tenham dignidade e para que tenhamos um mundo menos desigual. Essa é a missão da Defensoria que cada um e cada uma de vocês faz diariamente, então, que entremos em 2025 com esse espírito de realizar, com o coração grato, felizes e orgulhosos pelo que construímos ao longo desse tempo”, afirmou.