Aconteceu nesta quinta-feira (07), a capacitação que a Defensoria Pública do Estado do Piauí, por meio do Projeto Morada, realizou para cadastradores e assistentes sociais do Programa Regulariza THE, desenvolvido pela Prefeitura de Teresina por meio da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb). A capacitação foi realizada no auditório Esperança Garcia, no edifício-sede da Defensoria, em Teresina e contou com a presença do Presidente da Eturb, João de Deus Duarte Neto.
Os trabalhos foram abertos pela Defensora Pública Geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, que destacou a importância da troca de experiências. “É um prazer receber todas e todos aqui, nesse momento extremamente importante tanto para o Projeto Morada como para o Programa Regulariza THE. Trata-se de uma oportunidade de troca de experiências com todos os integrantes que contribuirão com suas experiências e reflexões. Desejo que esse momento se repita muito, porque essas trocas são fundamentais para refletirmos e estudarmos a forma como atuamos. São momentos que nos revigoram”, afirmou.
A Defensora Pública Patrícia Ferreira Monte Feitosa, coordenadora do Projeto Morada, também destacou a relevância do momento. “Quero aqui agradecer a confiança da Eturb, que teve a iniciativa de solicitar essa capacitação. Dizer que o Projeto Morada consiste em articular parcerias interinstitucionais para fazer face à grande vulnerabilidade que temos encontrado junto às comunidades que atendemos. Destaco que o trabalho de vocês, assistentes sociais e cadastradores, é muito importante, a qualidade das abordagens tem proporcionado uma contribuição imensa na construção de políticas públicas e prevenção de conflitos, então, é uma honra para a Defensoria Pública participar desse projeto da Eturb e acreditamos que, dentro da função de transformação social da nossa Instituição, podemos contribuir significativamente para o sucesso de programas como o Regulariza THE”, destacou.
A coordenadora de regularização fundiária da Eturb, assistente social Camila Rosal, falou sobre o ganho com a capacitação. “É um prazer estar aqui para capacitar nossa equipe, que é grande e vem avançando em resultados. Estamos muito felizes pois estamos em constante evolução, buscando sempre mais conhecimento nessa área da regularização fundiária. Estar aqui hoje é muito relevante, para que a gente entenda a importância de perceber, durante nossa abordagem junto a essas famílias beneficiárias, as situações que vivenciam e que precisam do braço do Poder Público, com orientações e encaminhamentos. Agradeço à Defensoria Pública por nos proporcionar esse conhecimento.”
A manhã contou com palestras sobre a “Atuação das Assistentes Sociais da Eturb no Programa Regulariza THE, proferida pela coordenadora Camisa Rosal; “Atuação da Secretaria da Mulher no que Concerne a Violência Doméstica”, proferida pela secretária Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Karla Berger e “Gerência de Enfrentamento à Violência e Empoderamento Feminino”, pela gerente de Enfrentamento à Violência e Empoderamento Feminino, Caroline Leal.
As assistentes sociais do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação Violência Doméstica e Familiar da Defensoria, Maricema Holanda e Lia Raquel Silva, falaram sobre “Abordagem Social e Apresentação do Fluxo do Enfrentamento à Violência Doméstica”. “Registro Público de Pessoa Natural” foi o tema abordado pela Defensora Pública Patrícia Monte; e “Aspectos de Proteção à Criança e ao Adolescente” , foi tratado pela assessora do Núcleo da Infância e Juventude, Davika Kali.