A Defensoria Pública do Estado do Piauí realizou nesta terça-feira, dia 19, Celebração Natalina que marcou a confraternização de fim de ano da Instituição. No pátio do Núcleo Central, servidores, colaboradores, estagiários, assistidos e Defensores Públicos, independente da fé professada, estiveram presentes a um momento de oração conduzido pelo pastor Alzugaray Pinheiro e pelo Diácono Nilson Costa.
Segundo o Diácono Nilson Costa, o momento teve grande representatividade. “Acho muito valioso que a Instituição proporcione oportunidades como esta, que possibilitam uma reflexão. Hoje vivemos em um estado laico e com esse tipo de celebração é possível contemplar a todos os presentes”, destacou.
“Esta é uma prova do processo de humanização da Defensoria. Deus nos deixou dois importantes mandamentos, que são Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Com uma celebração como esta a Instituição está realmente cumprindo esse papel”, complementou o pastor Alzugaray Pinheiro.
A celebração contou com a leitura do Evangelho e a fala dos dois preletores. O diácono Nilson Costa enfatizou em sua pregação a necessidade de se viver o período do Natal. “A leitura da Bíblia só faz sentido quando posta em prática. Não é possível falar nessa data sem destacar a importância do grande nascimento de Cristo”, disse. “Não existe Natal sem Jesus, aqui nós nos reunimos em nome dele para que possamos nos fortalecer, já que somos humanos e por isso mesmo limitados. É uma felicidade poder amar a Deus sobre todas as coisas”, ressaltou o pastor Alzugaray Pinheiro.
“É realmente uma grande satisfação podermos celebrar o Natal junto com a família defensorial. Cada um de vocês é extremamente importante para que a Defensoria possa cumprir o seu papel, fazendo pelos nossos assistidos sempre o melhor. Muito obrigada a todos” destacou a Defensora Pública Geral, Dra. Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes, aproveitando a oportunidade para agradecer também a disponibilidade dos dois celebrantes. “Nossa Instituição recebe os dois com muita felicidade. Somos privilegiados em poder dispor de ensinamentos tão ricos nesse momento de confraternização”, afirmou.
Para a assistida Socorro Silva, a celebração realizada na Defensoria foi uma grata surpresa. “Foi tudo muito lindo. Gostei demais. Nos dias de hoje, quando existe tanta violência, é muito importante falar de amor. Mais importante ainda reunir todas as religiões, porque na verdade o que existe é a palavra de Deus, as pessoas é que levantam bandeira dessa ou daquela religião e aqui nós estamos vendo a reunião de tudo em um momento de amor”, disse a dona de casa, que hoje reside na Itália e procurou a Defensoria Pública para tratar sobre a guarda de dois filhos menores.
Hamilton de Oliveira. que também esperava o atendimento na Instituição, destacou a alegria do momento. “ É de grande alegria encontrar em um local público uma recepção dessa natureza, ainda mais nesse período do Natal, quando precisamos mais ainda de uma palavra de amor. A Defensoria está de parabéns”, disse.
A confraternização no Núcleo Central da DPE-PI contou ainda com apresentação do Grupo de Teatro que a Secretaria de Justiça do Estado do Piauí (Sejus) desenvolve com pessoas privadas de liberdade, como forma de ressocialização.
A Chefe de Gabinete da DPE-PI, Defensora Pública, Dra. Patrícia Ferreira Monte Feitosa, destacou a relevância do momento. “É com imensa satisfação que recebemos o grupo de teatro da Sejus. Trata-se de um momento de inclusão que só podemos aplaudir pois é uma grande oportunidade de ressocialização”, disse.
Valdson Braga, Coordenador de Arte e Resssocialização da Sejus, diz que a abertura de espaço para a apresentação na Defensoria Pública é significativa para o grupo. “A Defensoria já desenvolve um trabalho magnífico, lidando diretamente com os nossos internos que são por ela assistidos. Essa oportunidade para nós demonstra a sensibilidade da Instituição para com essas pessoas, que aqui encontram cidadania. Esse acolhimento reflete positivamente sobre cada um deles”, destacou.
A Defensora Geral também se referiu a apresentação.”É uma hora muito grande poder assistir a esse espetáculo. A Defensoria está de portas abertas para cada um de vocês. Destacamos que exemplos como esse que hoje nos mostram é que impulsionam nosso trabalho no sentido de darmos o melhor no atendimento aos nossos assistidos que hoje se encontram privados de liberdade. Foi um espetáculo muito emocionante. Estão todos de parabéns”, disse Dra. Hildeth Evangelista.