A Defensoria Pública do Estado do Piauí realizou na manhã desta quinta-feira (21), atendimento no Residencial Dandara dos Cocais, zona Norte de Teresina, e contou com a participação da Defensora Pública, Sheila de Andrade Ferreira, Diretora da Esdepi. A ação faz parte do Projeto Morada e teve como objetivo a entrega de certidões de nascimento e coleta de dados para expedição de documentos pela equipe do Instituto de Identificação do Piauí, documentação básica para emissão de títulos no processo de regularização fundiária.
Durante a ação foram entregues 24 certidões de nascimento, documentação necessária para a emissão de títulos no processo de regularização fundiária. A iniciativa faz parte do Projeto Morada, coordenado pela Defensora Pública Patrícia Ferreira Monte. O projeto leva assistência jurídica à população, com foco na solução judicial e extrajudicial de demandas, em uma perspectiva coletiva na resolução de conflitos que abordem a temática de Regularização Fundiária Urbana (Reurb), com vistas a garantir assistência aos legalmente necessitados.
“É uma ação importante para trazer cidadania para essas pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade, principalmente em relação a distância que eles vivem do centro da capital, onde ficam concentrados a maioria dos cartórios e a sede do Instituto de Identificação. Então, essa ação, traz muito mais cidadania e uma sensação de pertencimento à essas pessoas”, pontou a assessora do Primeiro Atendimento Cível da Defensoria, Laraíne Gonçalves de Sousa.
Para os moradores o sentimento é de gratidão pela realização da ação de cidadania dentro da comunidade. “É muito importante o trabalho que a Defensoria está realizando é algo que muitos moradores aqui da região, não teriam condições de até ir até o local para tirar o RG, Registro… A comunidade de Dandara dos Cocais agradece. Só temos a agradecer a todos. Gratidão”, disse Marlene Vitório de Sousa, moradora da comunidade.
“O evento da manhã de hoje para a entrega de certidões de nascimento, assim como a coleta de dados para que o instituto de identificação do Piauí adote providências para expedição de documentos, é uma ação importantíssima para levar cidadania à comunidade do Residencial Dandara. Mais uma vez a Defensoria Pública do Estado através dos seus projetos leva seus serviços à população vulnerável para concretizar direitos. Fico feliz em representar a DPE-PI, em especial, a Defensora Pública Patrícia Monte, idealizadora de uma ação tão importante e que me inspira como Defensora Pública”, enfatizou a Defensora Pública, Sheila de Andrade Ferreira.