Com palestras do professor Márcio Lima de Moraes e da Defensora Pública Dra. Alynne Patrício de Almeida Santos, aconteceu nesta terça-feira (20), no auditório da Casa de Núcleos da Defensoria evento pelo transcurso do Dia do Estagiário, ocorrido no último dia 18. A iniciativa da comemoração foi da Coordenadora de Estágio da DPE-PI, Defensora Pública Dra. Natália e Silva Almendra Freitas.
Com auditório lotado, o momento contou com a presença do Defensor Público Geral, Dr. Erisvaldo Marques dos Reis e do Diretor Administrativo da DPE-PI, Dr. Ivanovick Feitosa Dias Pinheiro. O assessor da Corregedoria, Edson Rodrigues Vieira, fez a apresentação da campanha “Cortesia gera Cortesia”, que vem sendo realizada pela Corregedoria-Geral da Defensoria, visando sensibilizar sobre as relações de trabalho e o atendimento prestado a quem procura pela Instituição, incentivando a prática da cortesia como uma extensão da urbanidade. Durante a manhã foram sorteadas bolsas de estudo, cursos e livros doados pela Livraria Leonel Franca, que também fez a exposição de material didático.
Para o professor Márcio Lima de Moraes, é de relevante importância a atenção que a Defensoria Pública dispensa aos seus estagiários. “Considero um evento muito importante. A Defensoria tem seu quadro de servidores, mas sem os estagiários praticamente não teria como trabalhar. Então são pessoas fundamentais. Valorizar essas pessoas, dar conhecimento e orientar é tudo que elas precisam nesse momento”, disse o palestrante, que abordou “Os segredos da Mente Vencedora”, pontuando ser “o foco a primeira característica de uma pessoa de sucesso”.
Dra. Alynne Patrício, que abordou “A Defensoria Pública, o Acesso à Justiça e a Importância dos Estagiários para o Cumprimento das Funções Institucionais”, fez uma avaliação positiva da manhã “ Foi maravilhoso o evento, porque hoje em dia o estágio da Defensoria é o maior Programa de Estágio Jurídico no Piauí. Temos muito estagiários que são a mola mestra e propulsora da nossa Instituição, então nada mais justo que fazer esse dia especial para eles. Conversar um pouco sobre a importância desse momento de aprendizado, de experiência profissional, com o auditório lotado. Avalio que foi muito positivo o nosso evento”, disse a Defensora.
Dra. Natália Almendra Freitas também considerou exitosa a homenagem. “A comemoração ao Dia do Estagiário é merecida e reflete o comprometimento da Defensoria Pública com a valorização destes estudantes, que através da troca de saber e experiência, propiciam a oxigenação da nossa árdua missão constitucional. Creio que o êxito do evento deve-se à maestria dos palestrantes escolhidos, assim como à aderência dos estagiários. Rendo sinceros agradecimentos à Defensoria Pública Geral, à Diretoria Administrativa, à Esdepi e à Coordenação de Comunicação, pelo auxílio prestado”, ressaltou a Coordenadora.
Dr. Erisvaldo Marques destacou o empenho da Coordenação de Estágio e o reconhecimento que a Defensoria Pública tem pelo empenho e dedicação que os estagiários dedicam à Instituição. “Queremos parabenizar a Dra. Natália e Silva Almendra Freitas pelo excelente evento e pelo compromisso de estar à frente da Coordenação de Estágio, desenvolvendo ações em prol dos estagiários, estagiárias e da Defensoria Pública. Quem ganha não é a Instituição, mas os nossos assistidos, pessoas vulneráveis que nos procuram diariamente. Um bom Defensor Público começa com um excelente estágio e a Defensoria Pública proporciona isso a vocês. Um dos nossos objetivos é cada vez mais incentivar e estar próximo aos estagiários e estagiárias, pois queremos sempre que vocês tenham o melhor aprendizado acadêmico e prestem um serviço de qualidade aos nossos assistidos. Agradeço a presença de todos (as)”, destacou o Defensor-Geral lembrando que ele próprio foi um estagiário voluntário Defensoria Pública da Paraíba.
Os estagiários presentes declararam a satisfação pelo evento. “”Eu gostei muito. É legal ver que a Defensoria dá esse prestígio para os estagiários”, disse Maria Teresa Santos Silva, estagiária do Núcleo da Infância e da Juventude. Armando da Silva Moura Filho, estagiário do Núcleo de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania(NUSCC), também disse ter gostado muito do evento. “Foi muito bom. A Instituição está demonstrando que realmente se preocupa com os estagiários, isso é muito bacana”, avaliou.