Notícias

Defensoria realiza mutirão de atendimentos carcerários na Penitenciária de São Raimundo Nonato

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 22, outubro de 2025 às 13:13

Mutirão

Por meio da equipe da 1ª Defensoria Pública de São Raimundo Nonato, a Defensoria Pública do Estado do Piauí realizou, nas últimas segunda e terça-feira, dias 20 e 21, um mutirão de atendimentos carcerários na Penitenciária Dom Inocêncio López Santamaría. Nos dois dias foram realizados mais de 70 atendimentos individuais.

Os mutirões carcerários têm por finalidade, entre outros pontos, o reexame de todos os inquéritos e processos de presos provisórios, com a decisão quanto à manutenção ou não da prisão; assim como o reexame de todos os processos de presos condenados, visando decidir quanto à possibilidade de concessão de direitos da Lei de Execução Penal.mutirão2

A titular da 1ª Defensoria Pública de São Raimundo Nonato, defensora pública Camila Ribeiro Bernardo, discorre sobre o trabalho realizado. “Agradeço ao gerente da Penitenciária, Victor Carvalho, por ter abraçado a ideia, envidando esforços para que fosse possível realizarmos esses atendimentos dentro do Pavilhão B, com internet, segurança e tranquilidade. Agradeço também a toda equipe plantonista que não mediu esforços para que pudéssemos desenvolver as nossas atividades.Embora estejamos mensalmente realizando atendimentos na Penitenciária, entendemos que a execução penal merece uma atenção especial. Primeiro, porque a privação da liberdade impõe urgência. Segundo, porque a maior parte das demandas é complexa, o que exige um tempo que nos falta diante das outras atribuições. Realizamos mais de 70 atendimentos individuais, qualificados e personalizados, o que só foi possível porque passamos o dia inteiro na Penitenciária. O nosso objetivo é prestar esse atendimento para todos os internos que são acompanhados pela Defensoria e, por isso, retornaremos em breve para dar continuidade aos atendimentos”, ressalta.