Capacitação aconteceu no auditório da Casa de Núcleos
Defensoras e Defensores Públicos, servidores e estagiários da Defensoria Pública do Estado do Piauí, lotaram na última sexta-feira (18) o auditório da Casa de Núcleos, para mais uma etapa do treinamento destinado a implantação do Sistema de Solução Avançada em Atendimento de Referência – Solar, na Defensoria Pública do Piauí.
Defensoras, Defensores, servidores e estagiários lotaram o auditório
O treinamento foi ministrado pelo Diretor Administrativo da Defensoria, Dr. Ivanovick Feitosa Dias Pinheiro e pelos desenvolvedores da Coordenação da Tecnologia da Informação da Defensoria Tonny Cleuton de Lima Nascimento e Guilherme Cássio Oliveira Holanda.
Dr. Ivanovick Feitosa, recepcionou os presentes, ressaltando a relevância da implantação do Solar e destacando tratar-se de uma ferramenta que vai facilitar a adoção de fluxos uniformizados pela Defensoria. O Piauí é um dos cinco Estados que está em fase de implantação do Sistema.
O Coordenador de tecnologia da Informação da Defensoria Pública, Raimundo Nonato Uchôa Filho falou sobre o treinamento. “Trata-se de uma palestra na qual estamos abordando as principais funcionalidades do Sistema Solar, que adquirimos através de uma cooperação com a Defensoria Pública do Tocantins, para que trabalhe diretamente na área fim, controlando todo o atendimento, desde o primeiro momento em que o assistido chega à Defensoria, até a finalização do seu processo, passando pelas audiências. Nossos desenvolvedores Tonny Cleuton e Guilherme Oliveira estão trabalhando a instalação, manutenção e criação de novas funcionalidades, adequando para nossa realidade.Montamos um cronograma no qual essa primeira etapa, que abrangerá a capital com todos os Núcleos, deverá ser concluída até o final de novembro em toda a Defensoria”, explica.
Analisando a capacitação desta sexta-feira, Dr. Ivanovick Feitosa diz que “o Solar vai inaugurar um novo momento na história da Defensoria do Piauí. São três ferramentas essenciais para a mudança na atividade finalística da Instituição: Primeira: a criação de um banco de dados com todas as informações dos assistidos e de todos os atendimentos feitos na DPE/PI. Segunda: o monitoramento integral de todas as atividades desenvolvidas por Defensores, servidores e estagiários. Terceira: a utilização de um Gerenciador Eletrônico de Documentos (GED) que fornecerá a possibilidade de criação facilitada de peças processuais e documentos administrativos. Uma mudança de paradigmas que foi muito bem recebida por todos os presentes no treinamento”, afirma o Diretor Administrativo da DPE-PI.