A Defensoria Pública do Estado do Piauí, por meio da Coordenação do Sistema Prisional, realizou nesta segunda-feira (06) mais uma etapa do Projeto a Oficina da Liberdade junto a 21 internas do regime semiaberto da Penitenciária Feminina de Teresina , antecedendo a saída temporária do Dia das Mães, que transcorre no próximo domingo (12). A ação foi coordenada pela Defensora Pública Irani Albuquerque Brito, Coordenadora do Sistema Prisional da DPE-PI.
A Oficina tem caráter educativo e visa orientar os internos e internas que se encontram nas Unidades Prisionais sobre os direitos e deveres das pessoas que estão em cumprimento de pena no regime semiaberto, objetivando que possam progredir nesse cumprimento e serem reinseridas mais rapidamente na sociedade.
A Defensora Pública Irani Albuquerque destaca os objetivos e benefícios da saída temporária. “Repassamos explicações sobre direitos e obrigações relacionadas a esse regime de pena, no intuito de que elas cumpram de forma mais harmônica possível e que obtenham os benefícios. Elas saem amanhã, terça-feira, dia 07 e retornam na segunda-feira, dia 13. Essa saída é a do Dia das Mães e como a maioria delas é formada por mães essa é uma oportunidade de ter maior convívio com as famílias nos próximos dias, fortalecendo os laços, criando ânimo, esperança e fazendo que possam progredir para o regime aberto ou mesmo para o livramento condicional”, explica.