Aconteceu nesta sexta-feira(06), no edifício-sede da Defensoria Pública do Estado do Piauí, em Teresina, reunião com defensores e defensoras públicas que atuam no sistema prisional e a coordenadora do Sistema Prisional da DPE-PI, defensora pública Irani Albuquerque Brito. O momento foi uma iniciativa das Diretorias Regional e Criminal, que têm como diretores, respectivamente, os defensores públicos Erisvaldo Marques dos Reis e Gerson Henrique Silva Sousa, e teve por objetivo o alinhamento de estratégias e o fortalecimento da atuação da Instituição nas Unidades Prisionais do Estado.
O diretor Criminal, Gerson Henrique Sousa, faz um apanhado do momento. “Estivemos reunidos hoje com defensores e defensoras da execução penal da capital e interior. Apresentamos vários pontos de pauta que foram discutidos. Trocamos experiências experiências da execução penal, em relação aos presídios do interior e da capital. Colhemos sugestões e encaminhamos que serão compilados a fim de serem encaminhados para a defensora pública geral, sempre no intuito de tentar melhorar o trabalho dos colegas na execução penal, bem como melhorar a execução penal para o assistido pela Defensoria. Combinamos que essas reuniões serão frequentes, a cada seis meses, para ver o andamento dos encaminhamentos e também para discutirmos novas pautas”.
O defensor público Nikolai Olchanowski, da 1ª Defensoria Pública de Oeiras, afirma que a reunião foi produtiva. “Foi extremamente proveitosa, superou a expectativa. Conseguimos dar sugestões práticas, além de ouvir a exposição dos tópicos pertinentes à execução penal feitos pela coordenadora Irani Albuquerque. Tivemos uma ótima discussão com os defensores das Regionais, que têm uma situação um pouco peculiar em relação aos que atuam na capital. Agradeço à defensora Irani, ao diretor regional Erisvaldo marques, porque foi muito boa a reunião, a pauta foi seguida como planejado e todos os defensores das regionais que atuam no Sistema Prisional tiveram oportunidade de serem ouvidos. Trouxemos nossas preocupações e ouvimos sugestões de soluções, tanto a curto como a médio prazo. Acredito que essa abertura das Diretorias para os defensores que atuam na execução penal é fundamental. Fiquei muito feliz. Agradeço demais”.
O diretor das Defensorias Regionais, Erisvaldo Marques dos Reis, avalia a reunião como uma oportunidade para aprimoramento do trabalho. “A reunião que promovemos teve como objetivo primordial o alinhamento de estratégias e o fortalecimento da atuação da nossa Instituição nas Unidades Prisionais do Estado. É essencial que todos nós, que atuamos na defesa dos direitos fundamentais, estejamos em constante atualização e aprimoramento. A troca de experiências entre os defensores e defensoras da capital e do interior é muito valiosa. Pudemos discutir pontos importantes levantados por nossos colegas, que se dedicam diariamente ao desafio de garantir o acesso à justiça na execução penal, nossa expectativa é que a partir delas possamos implementar melhorias significativas no nosso trabalho. Agradeço a presença de cada defensor e defensora pública que esteve conosco, contribuindo para um diálogo enriquecedor e produtivo sobre a execução penal em todo o Piauí”, afirma.