Na manhã desta terça-feira (2), a Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI) realizou uma reunião de articulação voltada para a edição 2025 do Curso de Formação de Defensoras Populares. O encontro contou com a presença da defensora pública geral do Estado, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior; da subdefensora pública geral e coordenadora do projeto, Verônica Acioly de Vasconcelos; da defensora pública Lia Medeiros do Carmo Ivo, coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar; da defensora pública Sheila de Andrade Ferreira, diretora da Escola Superior da Defensoria; e do ouvidor-geral externo da DPE/PI, Thiago Oliveira Rodrigues.
Criado em 2019, o curso integra o projeto Defensoras Populares e tem como objetivo capacitar lideranças femininas e outras mulheres interessadas em direitos humanos, fortalecendo o protagonismo feminino no acesso à justiça. Ao longo da formação, as participantes têm acesso a conteúdos que abordam desde o funcionamento dos serviços e equipamentos públicos de apoio às mulheres, até noções do sistema básico de Justiça, direitos de grupos sociais vulneráveis e técnicas de conciliação e mediação. Também são trabalhados temas como gênero, Lei Maria da Penha, direitos constitucionais e ações afirmativas, direitos do consumidor e garantias penais.
Durante a reunião, a defensora pública geral, Carla Yáscar Belchior, destacou a importância da construção coletiva promovida através do projeto:
“Acabamos de realizar a primeira reunião para planejar a sexta edição do Curso de Defensoras Populares da Defensoria Pública do Piauí. Nos próximos dias, fiquem atentas, pois vamos lançar as inscrições para a sexta turma. Esse é um projeto tão querido e consolidado da Defensoria que contribui para capacitar mulheres e lideranças comunitárias, fortalecendo-as em sua luta por direitos nos bairros, nos territórios, nas periferias e nos rincões do estado. Mulheres do Piauí, de qualquer idade ou grau de instrução, fiquem atentas: em breve abriremos inscrições para esse curso tão transformador, que vem fortalecer a nossa luta pelos direitos humanos das mulheres”, disse.
Em sua quinta edição, realizada em 2024, o curso de Defensoras Populares formou 216 novas defensoras populares, mulheres capacitadas para atuarem como agentes multiplicadoras de informação em suas comunidades. Desde sua criação, a iniciativa vem se consolidando como um espaço de formação cidadã, com impacto direto na defesa dos direitos humanos e no combate à violência de gênero.
O projeto conta com a participação ativa do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar da DPE/PI e com a colaboração de defensoras públicas que atuam como facilitadoras, garantindo uma formação acessível, qualificada e transformadora para mulheres em diferentes contextos sociais.