Notícias

Defensoria realiza reunião de articulação para a edição 2021 do Curso Defensoras Populares

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 08, junho de 2021 às 12:54

popularescapa

Foi realizada na tarde da última segunda-feira (07), a primeira reunião de articulação para a edição 2021 do Curso Defensoras Populares, desenvolvido pela Defensoria Pública do Estado do Piauí desde o ano de 2019, tendo por objetivo capacitar lideranças comunitárias femininas e demais mulheres interessadas, em direitos humanos, serviços e equipamentos públicos destinados ao atendimento das mulheres, sistema básico de Justiça, noções de direitos de grupos sociais vulneráveis e empreendedorismo. O curso conta com a participação efetiva do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar da Defensoria.

O encontro foi realizado por meio da plataforma Zoom e  contou com participantes não somente de Teresina, mas também de Parnaíba, Curralinhos, Monsenhor Gil, São Raimundo Nonato, Oeiras, Altos e Corrente.

A Subdefensora Pública Geral, Carla Yáscar Belchior, que é a idealizadora e coordenadora do Projeto no Piauí, deu as boas-vindas à todas as participantes e discorreu sobre os objetivos do projeto e do curso, convidando as presentes a ajudarem na construção da proposta para a nova edição. “Nosso principal objetivo é a capacitação de lideranças femininas comunitárias. O projeto é destinado apenas à mulheres, também são mulheres que ministram os módulos. Trata-se de uma  relação horizontal, não necessariamente Defensoras ensinando, mas também aprendendo. Nosso objetivo é que ao final do curso as mulheres, tendo contato com essas informações, tenham mais poder sobre como se posicionar diante de determinadas situações, podendo ajudar pessoas do seu convívio”, destacou.

A Defensora Pública Verônica Acioly de Vasconcelos, titular da 2ª Defensoria Pública da Mulher, também afirmou tratar-se de um espaço democrático. “A Defensoria propõe que esse espaço seja um em que possamos transgredir mesmo e, a partir da proposta pedagógica do Defensoras Populares como educação em direitos. Vocês vivem os direitos humanos na pele, então não haverá um encontro que a gente realize com vocês que não saiamos com essa experiência. Quero agradecer à Carla Yáscar em nome de uma Instituição que aposta nessa proposta, que é a ideia de mulheres como formadoras natas de pessoas. Queremos ser uma cara do Estado diferente, o Defensoras Populares é um instrumento de democracia, permite o acesso à informação”, ressaltou.

A coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher, Defensora Pública Lia Medeiros do Carmo Ivo, reforçou a questão da construção coletiva. “Aqui nos damos o direito de não sermos tão formais. Estamos aqui para escutar vocês  e apresentar os temas que pensamos para que vocês possam ter ideia e acrescentar o que acharem relevante, tudo pensando com muito carinho e levando em consideração as edições anteriores. Nossa proposta é fazer as mulheres serem pontes para a Defensoria, para o Judiciário, entender a rede que atende a mulher vitima de violência doméstica e familiar. A ideia é que a gente possa, como comunidade, assumir nosso papel”, afirmou.

O Ouvidor-Geral Externo da Defensoria, Djan Moreira, que ajudou na mobilização das lideranças, destacou como positivo o saldo da reunião. “Avalio como uma reunião produtiva, superpositiva. Um encontro de mulheres vocacionadas para a defesa dos direitos. O projeto Defensoras Populares coordenado pela nossa brilhante Subdefensora-Geral do Piauí,  Carla Yáscar e a participação decisiva das Defensoras Lia Medeiros e Verônica Acioly irá estreitar os laços e qualificar mais ainda a atuação das possíveis inscritas e estas,  por sua vez, transformando mais vidas, nos mais diversos territórios do campo e da cidade, integrando a Defensoria Pública do Piauí, como Defensoras Populares! O mundo é das mulheres  e que cada dia mais elas possam ter seus direitos alcançados e respeitados”, disse.

Durante o momento as participantes se manifestaram sobre o projeto, o curso e temas. “Muito me honra prestigiar esse momento, estou encantada com o projeto Defensoras Populares, que contribui para que as mulheres possam realizar mudanças sociais dentro dos núcleos onde residem. Em relação aos direitos das mulheres é muito importante essa contribuição, na luta contra o machismo, o preconceito, a violência. Estarão contribuindo para serem pacificadoras dentro de suas comunidades. Gostaria de parabenizar a Defensoria Pública do Piauí. Isso é promover o empoderamento de lideranças populares”, afirmou Céu Palmeira, Ouvidora-Geral da Defensoria Pública da Paraíba e coordenadora da Mulher no Conselho Nacional de Ouvidorias de Defensorias, resumindo o pensamento das demais.