Notícias

Defensoria realiza reunião de articulação para lançamento da edição 2024 do Curso Defensoras Populares

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 20, agosto de 2024 às 14:06

c081f171-fe8b-41cf-9f57-9e415653792d

Aconteceu na manhã desta terça-feira (20), em formato híbrido, uma reunião de articulação da edição 2024 do Curso de Formação de novas Defensoras Populares do Piauí. O momento contou com a presença da Defensora Pública Geral do Estado do Piauí e Coordenadora do projeto Defensoras Populares, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior; da Subdefensora Pública Geral do Piauí, Verônica Acioly de Vasconcelos, da Defensora Pública Lia Medeiros do Carmo Ivo, Coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar da DPE/PI e da Defensora Pública e Diretora da Escola Superior da Defensoria, Sheila de Andrade Ferreira.

O curso, que leva o mesmo nome do projeto que o originou, é desenvolvido pela Defensoria Pública do Estado do Piauí desde 2019. Seu objetivo é capacitar lideranças femininas e outras mulheres interessadas em direitos humanos, oferecendo conhecimento sobre serviços e equipamentos públicos voltados ao atendimento das mulheres, o sistema básico de Justiça, direitos de grupos sociais vulneráveis, e técnicas de conciliação e mediação. Além disso, o projeto abrange temas como Mediação e Conciliação de Conflitos, Gênero, Lei Maria da Penha, noções de direitos constitucionais e ações afirmativas, direitos do consumidor, garantias penais, entre outros.

Na reunião, a Defensora Pública Geral do Piauí, Carla Yáscar Belchior, abordou sobre os objetivos do projeto e do curso, convidando as mulheres presentes a ajudarem na construção da proposta para a quinta edição do referido projeto.

“Realizamos nesta manhã uma reunião muito produtiva visando o alinhamento e articulação para a realização da 5ª edição do Curso de Defensoras Populares, promovido pela Defensoria Pública do Estado do Piauí. O encontro reuniu, além da Coordenação do projeto, lideranças comunitárias e representantes de movimentos sociais, com o objetivo de ouvir sugestões e buscar melhorias para a execução do projeto”, destacou.