Com o tema “Prescrição no Processo de Execução Penal”, foi realizada nesta sexta-feira (03), no auditório Esperança Garcia no edifício-sede da Defensoria Pública, em Teresina, o último módulo da capacitação de servidores, estagiários, Defensoras e Defensores Públicos dentro do Projeto Conhecimento para Melhor Servir, desenvolvido pela Diretoria Criminal da Defensoria Pública. O tema foi abordado pela Diretora Criminal, Defensora Pública Irani Albuquerque Brito; pelo assessor Matheus Pereira Soares e pela assessora Antonia Vanessa Soares.
O Projeto Conhecimento para Melhor Servir, que foi idealizado pela Defensora Pública Irani Albuquerque Brito, atende a uma das disposições do Plano Estratégico 2021/2025 e tem por objetivo implantar um modelo de gestão de pessoas por competências, propiciar um ambiente de trabalho integrado-colaborativo e aprimorar a capacitação de membros e servidores, sendo focado ainda em integrar e qualificar a equipe para o uso de novas ferramentas, de modo que as entregas tenham um alto padrão de qualidade, a produtividade seja maximizada e não haja retrabalho por falta de competência.
A capacitação, iniciada no ano de 2022, contou com VII módulos apresentados nas modalidades presencial e virtual, dependendo das especificidades de cada tema abordado, possibilitando o aprimoramento do conhecimento em várias áreas de atuação da DPE/PI.
Em sua fala, a Defensora Pública e Diretora Criminal da DPE/PI, Irani Albuquerque, destacou a importância do projeto, que contou com a participação de mais de 160 pessoas, entre estagiárias(os), assessoras(es) e Defensoras(es) Públicas(os). “Hoje aconteceu a finalização da primeira edição do projeto Conhecimento para Melhor Servir, que é um projeto muito interativo, onde propiciou o compartilhamento de experiências, de saberes, com o contato e a convivência entre Defensores, estagiários e assessores, possibilitando um melhor entrosamento e consequentemente um melhor desempenho profissional”, concluiu.
Para Rosyann Pereira de Matos, estagiária da 4ª Defensoria Pública Criminal, as temáticas abordadas na capacitação contribuem de maneira eficaz para o aprimoramento das atividades desempenhadas pelos estagiários e assessores dentro da Instituição.
“O projeto foi de grande valia, pela forma que foi explanada, pela forma como foi apresentado o que nós vivenciamos todos os dias, no âmbito da Diretoria Criminal da DPE. A partir do projeto, começamos a ter um olhar diferente para todos os processos, para que realmente de fato não passasse nada por despercebido, e que a gente pudesse ver alguma luz no fim do túnel para os assistidos que estão de fato esquecidos, e que realmente a gente pudesse garimpar uma nova oportunidade de vida, de humanidade para os assistidos que estão precisando dos nossos serviços, e da nossa atenção”, disse.
O Defensor Público Geral do Estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis, destacou os ganhos com a capacitação. “É sempre importante que as pessoas que integram a Defensoria Pública estejam atualizadas com os temas inerentes ao trabalho da Instituição, nesse caso, notadamente relacionados ao atendimento na área criminal. Creio que o curso, oriundo do projeto Conhecimento para Melhor Servir, foi muito proveitoso para todos que dele participaram. Parabenizo a Diretora Criminal da Defensoria, Irani Albuquerque pela iniciativa, assim como às demais Defensoras e demais Defensores que contribuíram para a capacitação”.