A Defensoria Pública do Estado do Piauí, realizou nos dias 06 e 07 do corrente mês, etapa presencial do Projeto Força-Tarefa Defensorial na Penitenciária José de Arimatéia Barbosa Leite, na comarca de Campo Maior (84 Km de Teresina). A ação contou com a participação do Diretor Criminal da Defensoria, Defensor Público Gerson Henrique Silva Sousa; da Defensora Pública Irani Albuquerque Brito, que coordenadora do Sistema Prisional da DPE-PI; da Defensora Pública Daisy dos Santos Marques, titular da 1ª Defensoria Pública de Campo Maior e do Defensor Público Arilson Pereira Malaquias, titular da 1ª Defensoria Pública Itinerante. Também participou a equipe da Coordenação do Sistema Prisional.
Realizado pela Defensoria Pública do Estado do Piauí desde o ano de 2016, o projeto Força-Tarefa Defensorial tem por objetivo promover os direitos humanos e lutar pelas garantias das pessoas em situação de cárcere no Piauí, a partir de ações voltadas para analisar, revisar e fazer petições que corrijam injustiças, ilegalidades e distorções administrativas. Também atua em casos relacionados a atendimentos cíveis dos quais os reeducandos necessitem.
Para a Defensora Pública Daisy Marques, a realização de uma etapa da Força Tarefa Defensorial em Campo Maior foi uma grande vitória para os Assistidos recolhidos na Penitenciária José de Arimateia Barbosa Leite, pois foi uma oportunidade em que todos os mais de 300 internos tiveram contato com a Defensoria Pública, recebendo informações sobre os processos de seu interesse, tirando dúvidas e fazendo solicitações quanto a seus direitos. “A Força Tarefa Defensorial reforçou a presença da Defensoria Pública na unidade e a confiança que os assistidos e suas famílias têm na Instituição, sendo importante instrumento de realização de direitos”, disse a Defensora.
O Diretor Criminal da Defensoria, Gerson Henrique Sousa, discorreu sobre a ação. “Depois das inspeções de todas as unidades prisionais de Teresina e região metropolitana, incluindo a Central de Flagrantes, e depois de atender todos os presos com ações da Força-Tarefa Defensorial, inauguramos uma segunda etapa desse projeto com a expansão dos atendimentos para o interior. Iniciamos e concluímos os atendimentos de todos os reeducandos da Penitenciária de Campo Maior. Depois de um prévio trabalho de estudo dos processos e análise da situação carcerária de cada interno, a etapa de Campo Maior foi efetivada com sucesso. Esse êxito se refletiu no agradecimento dos apenados e dos policiais penais, que fizeram questão de salientar a excelência e a presteza nos atendimentos realizados pela equipe. Agradeço a todos(as) que se empenharam na ação e informamos que em breve levaremos a Força-Tarefa para a unidade prisional de Parnaíba”, destacou.
O Defensor Público Eduardo Ferreira Lopes também integrou a etapa da Força-Tarefa em Campo Maior realizando peticionamento a partir das análises processuais feitas pela equipe.