Notícias

Defensoria sedia encerramento da campanha pelos 21 dias de ativismo no Piauí

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 11, dezembro de 2024 às 12:48

WhatsApp Image 2024-12-11 at 12.26.06 (7)

A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI) sediou, nesta quarta-feira (11), no auditório Esperança Garcia, a solenidade de encerramento dos 21 Dias de Ativismo, realizada pela Secretaria de Estado das Mulheres – SEMPI. O momento, conduzido pela secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, contou com a participação da Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior.

WhatsApp Image 2024-12-11 at 12.26.06 (5)

Participaram da solenidade várias autoridades estaduais e municipais. Na oportunidade foi feita a entrega do Selo “Aqui Tem Mulher Segura” – Protocolo Ei, Mermã, Não se cale!; entrega do selo “Mais Mulheres” e lançamento do Observatório SEMPI, com a entrega do boletim de dados e indicadores.

WhatsApp Image 2024-12-11 at 12.26.10 (1)Na abertura dos trabalhos a Secretária Zenaide Lustosa falou sobre a importância da integração no combate ao feminicídio. “É importante colocar que funcionamos em rede, e essa rede é composta por instituições, pela sociedade civil, por órgãos estaduais, órgãos municipais. Ela se movimenta em todo o Piauí, em todos os municípios. (…) Encerramos essa campanha dos 21 Dias de Ativismo, que começa no dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, lembrando que a maioria das mulheres que sofrem feminicídios são mulheres negras. Que essas mulheres, na sua maioria, não tinham medida protetiva, então não tinha como o Estado as proteger. Nós ainda não fechamos o ano e já tivemos um aumento de feminicídios comparado a 2023, tivemos 28 mulheres vítimas de feminicídio, mais de 35%, e a questão do feminicídio, quando a mulher morre pelo simples fato de ser mulher, não é uma questão só no estado do Piauí, não é só no Brasil, não existe país nenhum que tenha feminicídio zero, então, o nosso desafio é fazer essa campanha. (…). Buscamos trabalhar de forma integrada, com todas as secretarias do Estado, com os municípios, alimentamos e incentivamos a criação de secretarias municipais, eu estou muito feliz, porque esses novos gestores, homens e mulheres que estão assumindo a gestão municipal, têm nos procurados para criar essas secretarias, porque se não tiver política no município, a gente também não consegue avançar”, destacou.

A Defensora Pública Geral, Carla Yáscar Belchior, também se manifestou na abertura dos trabalhos. “Cumprimento a todas as pessoas presentes em nome da secretária das Mulheres, do Estado do Piauí, Zenaide Lustosa, a quem parabenizo pelo trabalho, pela iniciativa, e quero dizer que, para a Defensoria Pública, é uma honra sediar este evento tão importante, que reconhece iniciativas e práticas no sentido de combater a violência contra as mulheres. Nós sabemos o quanto essa violência ainda faz parte da nossa vida, seja em casa, seja no trabalho, seja na rua, seja nos estabelecimentos comerciais. Então, é nosso dever, principalmente nós que estamos em posições de liderança ou de poder, encararmos que nos cabe desenvolver essas práticas e fomentar as iniciativas no sentido de combater a violência contra as mulheres, a violência contra os direitos. Parabéns a todas e todos aqui presentes, aos que vão receber o selo, todas e todos que fazem parte dessa celebração pelos 21 Dias de Ativismo”, ressaltou.