Notícias

Defensoria sedia reunião do Ministério das Mulheres e órgãos que atuarão na Casa da Mulher Brasileira em Teresina

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 07, dezembro de 2023 às 14:48

_DSC0636

A Defensoria Pública do Estado do Piauí sediou, nesta quinta-feira (07), reunião entre representantes do Ministério das Mulheres e integrantes da rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar, que irão atuar na Casa da Mulher Brasileira, em Teresina. A Subdefensora Pública Geral do Estado do Piauí, Verônica Acioly de Vasconcelos, recebeu os participantes do momento.

A secretária de Estado das Mulheres, Zenaide Lustosa, destacou os pontos discutidos na reunião. “É uma reunião com a rede que vai estar dentro da Casa da Mulher Brasileira de Teresina, uma das primeiras reuniões de alinhamento com o Ministério das Mulheres, no sentido de operacionalizar, já que estamos nos detalhes finais, alguns processos como equipamentos, móveis e computadores e, terminando essa parte mais burocrática da estruturação, vamos discutir um plano de trabalho sobre como os órgãos vão participar dentro da Casa”.

_DSC0660

O gerente de Projetos do Ministério da Mulheres, Marcelo Pontes, discorreu sobre o momento. “Esse é um dos mais importantes momentos de todo o processo, porque é a hora que tratamos do alinhamento de todos os entes que vão estar na Casa e criamos as regras iniciais de convivência, de forma que possamos, todos sabendo o seu papel, potencializar a prestação de serviços de forma harmônica e instalar a casa com a maior velocidade possível, porque é um equipamento muito importante e a gente precisa dele funcionando”, destacou.

“Esse é um avanço da política. A gente vem de uma série de articulações para implantar aqui no Piauí, iniciando por Teresina, e também muito em breve em Parnaíba, a Casa da Mulher Brasileira. O Ministério, junto ao Estado do Piauí e a Prefeitura de Teresina, traz mais esse instrumento de atendimento às mulheres em situação de violência. É o Ministérios as Mulheres se disponibilizando e avançando na articulação da rede para a entrega de mais esse equipamento”, disse Ellen Costa, coordenadora geral do 180 – Atendimento à Mulher

_DSC0658

A Subdefensora Pública Geral, Verônica Acioly, destacou o papel da Defensoria na Casa da Mulher Brasileira. “A Defensoria Pública compõe a rede responsável pela política pública de prevenção e enfrentamento à violência doméstica contra a mulher e, como instrumento de acesso à Justiça para a população mais vulnerável, comporá, através do Núcleo de Defesa da Mulher, o grupo das Instituições que prestarão serviços na Casa da Mulher Brasileira almejando uma política pública mais efetiva”, afirmou.

Além da Defensoria Pública e Secretaria de Estado das Mulheres, a reunião contou com membros do Ministério Público, Tribunal de Justiça do Estado do Piauí e demais órgãos e instituições que irão atuar na Casa da Mulher Brasileira em Teresina.