Notícias

Defensoria solicita à Sesapi e FMS a antecipação da vacinação contra Covid-19 para pacientes renais

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 23, março de 2021 às 09:07
Defensoria solicita à Sesapi e FMS a antecipação da vacinação contra Covid-19 para pacientes renais

Defensoria solicita à Sesapi e FMS a antecipação da vacinação contra Covid-19 para pacientes renais

A Defensoria Pública do Estado do Piauí solicitou ao secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto e ao presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque, a antecipação da vacinação contra a Covid-19 para pacientes renais crônicos em hemodiálise e transplantados renais do Piauí.

A solicitação foi feita por meio de ofícios assinados pelo Defensor Público Geral, Erisvaldo Marques dos Reis, atendendo a um pedido da Associação dos Pacientes Renais Crônicos do Piauí, por meio do seu presidente, Luís Gonzaga Moreira Filho, e da sua vice-presidente, Jocélia Ciriáco, durante o evento virtual promovido pela Defensoria Pública dia 13 do corrente mês, por iniciativa do Ouvidor–Geral Externo, Djan Moreira, pelo transcurso do Dia Mundial do Rim.

Para solicitar a antecipação da vacinação, a Defensoria Pública considera que existe no Estado o número de aproximadamente 2.900 pacientes renais com riscos aumentado, vez que não podem manter-se em isolamento e nem em distanciamento social pela necessidade de tratamento três vezes por semana de forma contínua.

A Defensoria também baseia seu pedido ainda em dados do registro multicêntrico brasileiro de infecção por SARS-CoV-2, da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos-ABTO, segundo os quais a taxa de letalidade,até o momento,é de 21% entre os transplantados renais infectados e de 35% entre os que precisam ser hospitalizados; assim como entre os pacientes submetidos à hemodiálise. Destaca ainda a Defensoria que, segundo dados levantados pela Sociedade Brasileira de Nefrologia –SBN, foi diagnosticado 01 paciente infectado pela Covid-19 para cada 13 pacientes incidentes em hemodiálise, com taxa de letalidade de 18% .

O Defensor Público Geral alerta para a gravidade da situação dos pacientes renais. “É sabido, de acordo com documento enviado à ANVISA pela Sociedade Brasileira de Nefrologia e Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante, que no Brasil existem cerca de 140 mil pacientes com doença renal crônica que realizam hemodiálise, o que demonstra o alto risco que corre esse significativo número de pessoas cuja necessidade do tratamento constante para a sua sobrevivência, impede que intensifiquem o isolamento social, estando mais expostos aos riscos da contaminação. Dessa forma, com fundamento na dignidade da pessoa humana, esperamos que possa ser atendido esse apelo da Associação de Pacientes Renais Crônicos, que visa a preservação da vida”, afirma Erisvaldo Marques.