A Defensoria Pública do Estado do Piauí estabeleceu regime especial de trabalho remoto em todos os setores da Instituição, como medida temporária e excepcional de prevenção ao contágio pelo Novo Coronavírus, devido ao agravamento da pandemia ora existente. A medida vale até 31 de março de 2021 e foi estabelecida por meio da Portaria Conjunta GDPG/CG, Nº 004/2021, datada de 15 de março de 2021 e assinada pelo Defensor Público Geral, Erisvaldo Marques dos Reis e pela Corregedora-Geral, Defensora Pública Ana Patrícia Paes Landim Salha.
Com o estabelecimento do trabalho remoto, o atendimento presencial que vinha acontecendo mediante agendamento, fica suspenso até o final do mês. Todos os setores da Defensoria permanecerão realizando o atendimento remoto à população no horário de 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. Os contatos podem ser localizados no site da Instituição www.defensoria.pi.def.br , assim como no Instagram @defensoriapiaui e na fanpage @DefensoriaPublicadoEstadodoPiauí. O plantão defensorial continuará a ser realizado nos dias úteis após o término do expediente e aos finais de semana.
Segundo a referida portaria, o trabalho remoto também será estabelecido na área administrativa da Instituição, sendo assegurado o comparecimento presencial de 30% (trinta por cento) do efetivo de servidores e empregados terceirizados, na forma de rodízio ou a critério da chefia imediata.
Ao estabelecer a medida , o Defensor-Geral e a Corregedora-Geral consideraram, entre outros pontos, a necessidade de prevenção à infecção e à propagação do novo Coronavírus, de modo a reduzir os riscos epidemiológicos de transmissão e preservar a saúde de agentes públicos e usuários da Defensoria Pública, visando evitar contaminações de grande escala que possam sobrecarregar ainda mais o sistema público de Saúde.
Erisvaldo Marques destaca a necessidade da adoção da medida. “Nesse momento de agravamento da pandemia e superlotação dos hospitais públicos e privados, é necessário pensar no coletivo, reduzindo ao máximo a possibilidade de transmissão do vírus, que tem vitimado tantas pessoas. Importante destacar que nossos assistidos continuarão a ser atendidos em todos os setores, bastando para isso utilizar os contatos que disponibilizamos no site e em nossas redes sociais. Desde o início da pandemia, em 2020, encontramos no atendimento remoto a maneira de continuarmos prestando nossos serviços aos nossos assistidos e os resultados têm se mostrado favoráveis. Pedimos a compreensão de toda a população e, tão logo o cenário se mostre mais favorável, retomaremos os atendimentos presenciais por agendamento, dependendo das especificidades de cada caso”, afirma.