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Defensoria tem balanço positivo da retomada dos atendimentos presenciais por agendamento

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Publicado em 16, julho de 2021 às 13:10

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A Defensoria Pública do Estado do Piauí iniciou na última segunda-feira (12), a retomada gradual dos atendimentos presenciais por agendamento da instituição. A medida está em conformidade com a Portaria Conjunta GDPG/CG Nº 011/2021, datada de 24 de junho de 2021 e assinada pelo Defensor Público Geral, Erisvaldo Marques dos Reis e pelo Corregedor-Geral, Francisco de Jesus Barbosa.

“A Defensoria Pública do Estado do Piauí retomou de forma parcial suas atividades presenciais, assim como seus atendimentos presenciais, mediante agendamento. A retomada ocorreu a partir de 12 de julho de forma segura e sem aglomerações nas várias sedes da Defensoria Pública em todo o estado. As medidas para garantir o atendimento das normas higienicossanitarias estão sendo adotadas e estamos satisfeitos por voltar aos atendimentos presenciais, aproximando a instituição das pessoas vulnerabilizadas que necessitam da assistência jurídica da Defensoria”, enfatizou a Defensora Pública Geral em exercício, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior.

A Defensora Pública Patrícia Ferreira Monte Feitosa, Diretora de Primeiro Atendimento da Defensoria, avaliou como positiva a retomada gradual das atividades presenciais da instituição ao final desta primeira semana. “Desde o início do atendimento remoto, se contabilizarmos de julho de 2020, a julho de 2021, atendemos pelo nosso telefone: 99426-1053, 13.260 pessoas, e dessas pessoas que estão entrando em entrando em contato com esse telefone, quase oitocentos responderam a pesquisa onde 90% aprovam o atendimento do primeiro atendimento e que se precisassem novamente da defensoria iriam procurar o meio remoto. Então desta forma a volta do atendimento presencial no Primeiro Atendimento que é um dos setores que têm mais demanda da Defensoria, tem sido bem tranquila. Este retorno tem sido bem tranquilo e com segurança. As pessoas estão sendo atendidas com tranquilidade, recebendo as orientações para agendamento quando necessário. Considero bem positivo”, avaliou Patrícia Monte.

retorno das atividades presenciais

Uma das assistidas da instituição nesta primeira semana, Poliene Maria de Carvalho, 34 anos, destacou a eficiência e resolutividade do atendimento presencial. “Muito prático, rápido, o atendimento foi muito eficiente. Está ótimo o atendimento, não está tendo fila, e em razão da Covid-19, todas as medidas como a medição de temperatura e álcool em gel estão sendo disponibilizados ao público”.

De acordo com a Diretora do Primeiro Atendimento, também são disponibilizados diariamente uma quantidade limitada de senhas para demandas espontâneas. “Presencialmente a gente tem distribuído vinte e cinco senhas diárias para as pessoas que vem de demanda espontânea, fora os atendimentos marcados pelo próprio atendente para o atendimento”, disse Patrícia Monte.

É o caso de Geraldo Costa da Silva, 49 anos. Ele conseguiu uma senha para atendimento e saiu satisfeito ao resolver todas as suas demandas. “Tudo que eu tinha que resolver, eu resolvi. Fui muito bem atendido”, disse o cabeleireiro, que procurou o Primeiro Atendimento da Defensoria para resolver questões de pensão alimentícia.

Retomada com segurança

A retomada acontece de forma gradual e ocorre obedecendo todas as normas higienicossanitárias de enfrentamento à Covid-19 que estão em vigor e a orientação é que a população continue buscando preferencialmente o formato remoto de atendimento, por meio dos contatos disponibilizados no site e redes sociais da Instituição, pelos quais também poderá ser feito o agendamento para o presencial, caso necessário.

Segundo consta na referida Portaria, as atividades presenciais da Defensoria Pública retornarão de forma gradual, inicialmente com 50% (cinquenta por cento) do efetivo de cada Defensoria Pública  ou  órgão administrativo, podendo  ser  estabelecido  rodízio  entre  Defensores  Públicos, servidores, terceirizados e estagiários.

Na Portaria consta ainda que os Defensores Públicos, servidores, terceirizados e estagiários que já estiverem plenamente vacinados estarão aptos ao retorno do trabalho presencial 21 (vinte e um) dias após a aplicação da segunda dose da vacina.

Para os assistidos que já possuem processo em andamento na Defensoria, a instituição já conta com o aplicativo e-Defensor, onde poderão, por meio do aplicativo, enviar documentos e fotos necessários para instruir seus respectivos processos, além de acompanhar o andamento dos mesmos. As pessoas que buscarem a Instituição pela primeira vez devem utilizar os contatos telefônicos, de WhatsApp e e-mail, disponibilizados no site www.defensoria.pi.def.br e nas redes sociais para que possa ser iniciado o atendimento.