Tendo por objetivo contribuir para a qualificação de cadastradores e assistentes sociais do Programa Regulariza THE, a Defensoria Pública do Estado do Piauí realiza no dia 07 de dezembro, das 9h às 12h, uma Capacitação em Abordagem Social e Jurídica Visando o Aperfeiçoamento e Melhoria do referido Programa. A capacitação será feita no auditório Esperança Garcia, no edifício-sede da Defensoria Pública, localizado na rua Nogueira Tapety, 138, bairro Noivos, em Teresina.
A iniciativa é da Defensora Pública Patrícia Ferreira Monte Feitosa, Diretora de Primeiro Atendimento da Defensoria e Coordenadora do Projeto Morada, que promove a prestação de atuação da Defensoria de forma coletiva, mais específica e efetiva da tutela do direito à moradia das pessoas hipossuficientes que vivem em condições precárias decorrentes da informalidade dos núcleos urbanos e rurais.
As pessoas interessadas poderão fazer a inscrição por meio do e-mail da Escola Superior da Defensoria: esdepi@defensoria.pi.def.br. A Esdepi será responsável pela certificação dos participantes.
O momento, que contará com 5 painéis, terá a participação do Juiz Leonardo Brasileiro e da representante do Ministério Público Juliana Nolêto. Entre os temas discutidos estão – “Atuação das Assistentes Sociais da ETURB no Projeto Regulariza THE”, em palestra proferida por Camila Rosal, que é assistente social da ETURB; a “Atuação da Secretaria da Mulher do que concerne a Violência Doméstica”, com a participação da Secretária Municipal da Mulher, Karla Berger, e “Abordagem Social e Apresentação do Fluxo do Enfrentamento a Violência Doméstica”, tema a ser abordado pela assistente social do Núcleo de Defesa da Mulher da DPE-PI, Lia Raquel Silva.
Também será tratado sobre “Registro Público de Pessoa Natural”, com palestra da Defensora Pública Patrícia Monte e “Aspectos de Proteção à Criança e ao Adolescente” , com abordagem da Defensora Pública Daniela Bona.
A Defensora Pública Patrícia Monte destaca a importância da capacitação. “Importantíssimo qualificar a abordagem para prevenir conflito e identificar vulnerabilidades! Parabenizo ao Presidente da ETURB, João de Deus Duarte Neto, que teve a sensibilidade de propor esta atividade”, afirma.