Notícias

Defensoria volta a apoiar a campanha Outubro Rosa

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 03, outubro de 2018 às 14:04

montagem outubro rosa

A Defensoria Pública do Estado do Piauí voltou a aderir ao movimento internacionalmente conhecido como Outubro Rosa, que simboliza a luta contra o câncer de mama, enfatizando a importância da prevenção e estimulando a população, empresas e entidades a adotarem o uso da tonalidade rosa como uma forma de alerta.

Durante todo o mês de outubro, o site da Defensoria Pública, assim como as redes sociais utilizadas pela Instituição, adotam mais uma vez a tonalidade rosa, assim como o uso do laço rosa, símbolo da prevenção, em todas as suas postagens. Servidoras, servidores, estagiários e estagiárias, Defensoras e Defensores Públicos, também voltam a adotar o uso do laço rosa.

A Defensoria deve desenvolver, ainda em outubro, por meio do Centro de Apoio Multidisciplinar (CAM), que conta com os assistentes sociais Valéria Miranda de Araújo e Mercês Krystine Araújo Silva,  atividades voltadas para o alerta relacionado a Campanha de Combate ao Câncer de Mama.

“Outubro Rosa é um movimento que ocorre durante o mês de outubro, tendo como principal objetivo a prevenção do câncer do mama. Esse movimento é importante para que a população se conscientize sobre essa luta, como também é um alerta para que as mulheres façam regularmente o exame físico das mamas”, destaca a assistente social Mercês Krystine Araújo.

“Apoiar a causa do Outubro Rosa é de fundamental importância para a Defensoria Pública, que conta com significativo número de mulheres entre suas assistidas, estagiárias, servidoras e Defensoras Públicas. Adotamos o uso do laço rosa e trouxemos o rosa da Campanha para o nosso site e nossas redes sociais, através das quais estamos  divulgando informações voltadas para a prevenção e combate ao câncer de mama. Pretendemos, como em anos anteriores, alertar para a importância do diagnóstico precoce, o que na maioria das vezes assegura a cura dessa doença que ainda acomete grande número de mulheres em todo o mundo”, ressalta a Defensora Pública Geral, Dra. Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes.

Outubro Rosa

O movimento Outubro Rosa teve início nos Estados Unidos. Com a aprovação do Congresso Americano, o mês de Outubro se tornou o mês de prevenção do câncer de mama. No Brasil, a primeira iniciativa nesse sentido ocorreu com a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo (SP), no dia 02 de outubro de 2002 a partir da iniciativa de um grupo de mulheres simpatizantes à campanha. Atualmente, assim como a Defensoria Pública, instituições, empresas e órgãos, públicos e privados, se unem à causa e adotam o uso da cor rosa durante o mês de outubro, como um sinal de alerta.