Dentro do projeto de aparelhamento e modernização previstos no Plano Estratégico da Defensoria Pública do estado do Piauí, as oito Defensorias de Categoria Especial receberam nesta quarta-feira (24), computadores de alto desempenho, tipo all-in-one, que já trazem implantado o sistema PJe, software elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a partir da experiência e colaboração de diversos tribunais brasileiros, tendo por finalidade manter um processo judicial eletrônico capaz de, com agilidade, permitir a prática de atos processuais, assim como o acompanhamento dos processos, independente de tramitarem na Justiça Federal, Justiça dos Estados, Justiça Militar dos Estados e na Justiça do Trabalho.
A entrega dos novos equipamentos foi feita pela Defensora Pública Geral, Dra. Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes, acompanhada do Subdefensor Público Geral, Dr. Erisvaldo Marques dos Reis; da Corregedora-Geral, Dra. Ana Patrícia Paes Landim Salha e do Diretor Administrativo da DPE-PI, Dr. Ivanovick Feitosa Dias Pinheiro.
Segundo o técnico da Coordenação de Tecnologia da Informação da Defensoria Pública, Raimundo Nonato Uchôa Filho, os equipamentos entregues servirão para dar agilidade aos trabalhos. “São computadores modernos, com tela grande e uma tela adicional, que servirão para auxiliar os Defensores a tornar mais célere o andamento dos processos”, diz.
“Com a entrega desses equipamentos estaremos contribuindo significativamente para o desempenho dos processos na Categoria Especial, levando-se em consideração que hoje a maioria dos autos físicos deram lugar ao processo virtual, que permite o peticionamento onde quer que os Defensores estejam. Importante dizer que TODOS os Órgãos de Execução da Defensoria Pública, capital e interior, receberão equipamentos semelhantes, já adquiridos, que serão de grande valia para o desenvolvimento do trabalho em toda a Instituição”, afirmou Dra. Hildeth Evangelista ao fazer a entrega.
Os Defensores Públicos de Categoria Especial, Dr. Francisco de Jesus Barbosa e Dra. Elizabeth Maria Memória Aguiar, se manifestaram em nome dos demais Defensores pertencentes à mesma Categoria. “A aquisição desses equipamentos é muito importante pelo fato de que já foi instalado o PJe no Tribunal de Justiça e essa aparelhagem, que estamos recebendo agora, vai permitir que tenhamos acesso direto, com toda a agilidade que ele nos oferece”, disse Dr. Francisco de Jesus Barbosa.
“A verdade é que o Tribunal de Justiça está virtualizando os processos e isso é muito interessante, até sob o ponto de vista ecológico pois vai diminuir a quantidade de papel, e nós estamos com a estrutura compatível com o trabalho do Tribunal para poder agilizar nossos recursos e nossas petições”, destacou Dra. Elizabeth Aguiar.