Notícias

Direitos das pessoas privadas de liberdade serão discutidos no evento Cidadania com Café realizado pela Defensoria no dia 08

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 03, maio de 2024 às 14:01

Familiares de Pessoas Privadas de Liberdade e os Direitos Humanos

Acontece no próximo dia 08, na Defensoria Pública do Estado do Piauí, a V edição do evento Cidadania com Café, realizado por meio da Ouvidoria-Geral externa da Instituição. O tema discutido nesta edição será “Familiares de Pessoas Privadas de Liberdade e os Direitos Humanos”. Serão debatedores a Defensora Pública do Estado do Rio de Janeiro, Lúcia Helena Silva Barros de Oliveira; a Ouvidora-Geral da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco, Liliana Barros; a Coordenadora do Sistema Prisional da DPE-PI, Defensora Pública Irani Albuquerque Brito e o Defensor Público titular do Núcleo de Direitos Humanos e Tutelas Coletivas da DPE-PI, Igo Castelo Branco de Sampaio. O evento inicia às 8h, no auditório Esperança Garcia, no edifício-sede da Defensoria em Teresina, localizado na rua Nogueira Tapety, 138, bairro Noivos, em Teresina.

O Ouvidor-Geral externo da Defensoria Pública do Piauí, Djan Moreira, reforça a satisfação em realizar mais uma edição do Cidadania Com Café. “Um dos objetivos da Ouvidoria-Geral externa da Defensoria Pública é promover o intercâmbio com a sociedade civil, aproximar e estreitar os laços dos assistidos e assistidas ou potenciais assistidos com a Instituição, e uma dessas estratégias é o Cidadania com Café, que vamos para sua quinta edição tendo como tema “Familiares de Pessoas Privadas de Liberdade e os Direitos Humanos”. Trata-se de uma escuta aos familiares dos reeducandos e reeducandas que estão no sistema prisional, mas que merecem ter seu julgamento, processo e seus direitos respeitados. Com esse objetivo é que estamos muito felizes com a presença da Defensora Pública Lúcia Helena, que vem do Rio de Janeiro para participar de forma presencial; da Ouvidora-Geral da Defensoria do Estado de Pernambuco, Lilian Barros, que vai falar de forma remota; e aqui, a prata da Casa, com os Defensores Igo de Sampaio e Irani Albuquerque, fazendo essa escuta dos familiares das pessoas privadas de liberdade. Assim, entendemos que estamos cumprindo com uma das funções da Ouvidoria, e faço meu reconhecimento à Defensora-Geral do Piauí, Carla Yáscar, pelo apoio em mais esta edição”, afirma.

Lúcia Helena Silva Barros Oliveira ocupa atualmente o cargo de coordenadora de Defesa Criminal da Defensoria Pública do Rio de Janeiro; e Lilian Barros também integra a Rede de Mulheres Negras de Pernambuco e da Frente pelo Desencarceramento de Pernambuco.