O Diretor Criminal da Defensoria Pública do Estado do Piauí, Gerson Henrique Silva Sousa, participou da Assembleia Estadual da Pastoral Carcerária, ocorrida nos últimos sábado e domingo, dias 22 e 23. O evento, realizado no bairro Lourival Parente, contou com integrantes das dioceses de Teresina e de cidades do interior do Estado, como Picos, Oeiras, Campo Maior e Parnaíba.
O Diretor Criminal destaca que a participação do Secretário de Estado da Justiça, Cel. Carlos Augusto no evento oportunizou uma boa discussão sobre a realidade do Sistema Carcerário. “Pudemos discutir os problemas encontrados no Sistema Carcerário do Piauí, tais como a superlotação, a precária assistência aos reeducandos, a falta de estrutura dos estabelecimentos prisionais e as dificuldades das instituições para dar cabo à demanda. Buscamos soluções para o encarceramento em massa e para a prestação de assistência às pessoas privadas de liberdade, especialmente a religiosa”, relata.
Gerson Henrique Sousa fez também uma avaliação geral do evento. “O encontro foi proveitoso, principalmente pela troca de experiências com pessoas que conhecem a realidade do cárcere e têm capacidade de apresentar ideias e realizar ações para a integração social do preso. Na oportunidade, falamos do nosso projeto de levar cursos profissionalizantes para as pessoas privadas de liberdade, em parceria com o IFPI, da Coordenação do Sistema Prisional, da Força-Tarefa e outros projetos da Defensoria Pública, bem como lembramos do ainda insuficiente número de Defensores(as) Públicos(as) para atendimento dos apenados. Falamos sobre a importância de estarmos ombreados na luta pelo incremento do orçamento da Defensoria Pública, pois só assim conseguiremos nomear mais membros para atendimento nas unidades prisionais.Agradeço aos Padres João Paulo e Almir pelo convite e afirmo que a Defensoria Pública estará sempre de portas abertas para as organizações e instituições parceiras que possuem objetivos afins”, afirma.