“As Seis Leis da Autorresponsabilidade” foram tema de uma palestra ministrada pela Defensora Pública, Dra. Viviane Pinheiro Pires Setúbal, Diretora Criminal da DPE-PI e Titular da 4ª Defensoria Pública Criminal, na manhã de sexta-feira, dia 1 de fevereiro, na Penitenciária Feminina de Teresina. Cerca de 25 reeducandas participaram da ação, que contou ainda com outras atividades.
O termo “autorresponsabilidade” foi criado pelo escritor, coach e conferêncista Paulo Vieira. Na palestra, a Dra. Viviane Setúbal explicou cada um das seis leis que são: Não criticar as pessoas, não reclamar das circunstâncias, não buscar culpados, não se fazer de vítima, não justificar seus erros e não julgar as pessoas. A consciência plena dessas leis ajudam a detectar e eliminar maus-hábitos e, consequentemente, a desenvolver uma atitude de mais responsabilidade em relação a suas ações.
“Estou gostando muito dessa palestra. Isso é uma realidade o que a Dra. Viviane está trazendo para as meninas, a questão da autorresponsabilidade”, disse Cristiane de Praga, Gerente da Penitenciária Feminina de Teresina e complementa: “Ela está mostrando como a consciência plena de suas atitudes é importante”.
“Sair um pouco do dia a dia de processos e atendimentos para sentir o que pensam e sentem, ouvir os sonhos e anseios, das internas da Penitenciária Feminina. O que somos hoje não determina nossa vida para sempre, ter a consciência de onde estamos e onde queremos chegar permite ao homem avaliar a rota que está seguindo e fazer algo diferente. As Leis da Autorresponsabilidade nos chamam a atenção para a certeza de que cada um de nós é responsável pelo estado atual das nossas vidas mas o mais importante é a consciência de que podemos alcançar o que quisermos se mudarmos as estratégias. Foi o nosso tema de hoje na Penitenciária Feminina”, destaca Dra. Viviane Setúbal.