O atual Ouvidor-Geral Externo da Defensoria Pública do Estado do Piauí, Djan Moreira, foi reeleito para o Biênio 2022-2024, nesta sexta-feira (02), durante a 87ª Sessão Extraordinária do Conselho Superior.
Compondo a lista dúplice, eleita por representantes dos movimentos sociais, Djan Moreira,. concorreu à reeleição, ao lado da candidata Mara Reyjane Teixeira, que é defensora popular. o candidato eleito obteve 6 votos, contra 01 voto da sua concorrente.
Ao abrir a Sessão, o Presidente do Conselho, Defensor Público Geral Erisvaldo Marques dos Reis, enalteceu o trabalho realizado pela Comissão Eleitoral responsável pelo processo de escolha do Ouvidor, que se fez presente nas pessoas de sua Presidente, Defensora Pública Sarah Vieira Miranda, do vice-presidente e do secretário, respectivamente Defensores públicos Dárcio Rufino de Holanda e Gervásio Pimentel Fernandes. “É válido destacar o excelente trabalho realizado pela Comissão Eleitoral desse pleito,foi um processo democrático, com a devida participação popular e esse formato atesta uma vitória não só da Ouvidoria Brasileira, mas também da Ouvidoria Piauiense e da Defensoria Pública do Estado do Piauí. Quero agradecer ao engajamento das instituições da sociedade civil que os dois candidatos proporcionaram nesse formato de escolha aqui adotado, que é único”, disse.
A presidente da Comissão Eleitoral, Defensora Sarah Miranda, também se manifestou. “Quero agradecer a confiança em nós depositada, foi um trabalho fácil porque nos ajudamos muito, o processo foi democrático e transcorreu tranquilo, fluindo como esperávamos.A Ouvidoria tem papel fundamental no processo educativo dentro da Instituição e acredito que a cada pleito realizado a sociedade civil vem entendendo mais o que é a Ouvidoria”, destacou.
Após a apresentação dos motivos pelos quais concorreram, Djan Moreira e Mara Reyjane responderam aos questionamentos dos Conselheiros, sendo em seguida feita a votação. Com o resultado pronunciado, o Presidente do Conselho, Defensor Público Geral Erisvaldo Marques, voltou a parabenizar ao candidato e à candidata. “A Defensoria ganhou muito com esse processo, a forma como se portam só nos faz evoluir. Dizer à Mara Reyjane que ela deu uma enorme contribuição a esse pleito e ao Djan Moreira desejar todo o sucesso à frente da Ouvidoria, no contato com os nossos assistidos e assistidas, fazendo com que a Defensoria se fortaleça cada vez mais também nesse segmento”, afirmou.
O Presidente da Apidep, Defensor Público Robert Rios Magalhães Júnior, se manifestou. “Quero agradecer em nome da Apidep à realização desse processo como um todo. Parabenizar à Mara Reyjane pela coragem, por enfrentar esse momento difícil pelo trabalho que o Djan vem desenvolvendo, no qual está em seu melhor momento e merece essa continuidade. À Mara digo que , se quiser, pode tentar novamente em um próximo pleito, podendo vir uma defensora popular a ser Ouvidora da Defensoria”, ressaltou.
O Ouvidor-Geral reeleito, Djan Moreira, se pronunciou ao final da Sessão. “Agradeço aos Conselheiros e Conselheiras por essa nova oportunidade, assim como a minha oponente Mara Reyjane, defensora popular. Dizer que quando já fazemos parte dos quadros da Instituição esse pleito se torna mais difícil, porque já tivemos nosso trabalho analisado. Reafirmo que continuar à frente da Ouvidoria da Defensoria é uma honra e me disponho a trabalhar ainda mais para o fortalecimento da Instituição”, afirmou.