Notícias

DPE/PI promove capacitação sobre novas funcionalidades do sistema de Solução Avançada em Atendimento de Referência (Solar)

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 25, outubro de 2024 às 13:53

4bc7393c-f999-475a-aa3b-94565d0e5032

A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI) recebeu, nesta semana, a visita do analista da Defensoria Pública do Tocantins (DPE/TO), Lucas Abreu, que trouxe ao Piauí um valioso intercâmbio institucional para apresentação de aprimoramentos no sistema de Solução Avançada em Atendimento de Referência (Solar). Desenvolvido pela DPE/TO, o Solar é uma ferramenta informatizada que gerencia demandas e gera dados sobre os atendimentos realizados pela instituição, otimizando o atendimento e tornando o processo mais ágil e transparente. Atualmente, o sistema é modelo de referência em várias Defensorias Públicas pelo país, como no Espírito Santo, Maranhão, Rondônia, Roraima, Acre, Amazonas, Paraíba, Ceará, Goiás e Distrito Federal, entre outras.

Durante a quarta-feira (23), Lucas Abreu participou de uma reunião com a Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, a Subdefensora Pública Geral do Estado do Piauí, Verônica Acioly de Vasconcelos, o Defensor Público e Chefe de Gabinete, Ricardo Moura Marinho, e o Coordenador de Tecnologia da Informação da DPE/PI, George Vitor de Carvalho Santana. Na quinta-feira (24), o especialista se reuniu com a equipe do setor de Tecnologia da Informação da DPE/PI, onde apresentou as melhorias na plataforma.

Nesta sexta-feira (25), foi realizada a capacitação “Boas Práticas e Novas Funcionalidades no SOLAR”, direcionada aos Defensores(as) e Assessores(as) da DPE/PI. O evento aconteceu no Auditório Esperança Garcia e contou com transmissão simultânea pela plataforma Teams, possibilitando o acesso de todos os colaboradores interessados.
“Recebemos, ao longo desta semana, a visita do analista Lucas Abreu, cuja experiência proporcionou uma troca extremamente enriquecedora para a Defensoria Pública do Piauí. Ao apresentar as novas funcionalidades do sistema Solar e suas possibilidades de integração com outras plataformas, esse intercâmbio fortalece nosso compromisso com a constante qualificação da equipe, assegurando uma prestação de serviço cada vez mais ágil e alinhada às necessidades da população piauiense”, destacou a Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior.

O analista Lucas Abreu reforçou o objetivo do intercâmbio: “Nosso propósito com esse intercâmbio é justamente fortalecer a Defensoria como um todo, aprimorando ferramentas que garantam a continuidade do atendimento e otimizando a maneira como os dados são geridos. Ficamos muito felizes em poder contribuir para que a DPE/PI usufrua ao máximo dos recursos que o Solar oferece”, concluiu.

O Coordenador de Tecnologia da Informação da DPE/PI, George Vitor de Carvalho Santana destacou a importância da parceria entre as instituições e o impacto positivo do Solar: “Essa troca de experiências e o aprimoramento do sistema permitem que a Defensoria Pública do Piauí alcance resultados mais eficientes, garantindo que a população tenha acesso a um atendimento cada vez mais qualificado”.