A Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Dra. Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes integra a nova diretoria do Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais (CONDEGE). A eleição aconteceu durante a V Reunião Ordinária do Colegiado, realizada nesta segunda-feira, dia 29 de maio, em Brasília (DF). A eleição se deu por aclamação, por se tratar de chapa única.
A partir de agora a Diretoria do CONDEGE passa a ser presidida pelo Defensor Público Geral da Bahia, Dr. Clériston Cavalcante de Macêdo, sendo composta ainda, pelos Defensores Públicos Gerais do Rio de Janeiro, Dr. André Luis Machado de Castro, como Vice-Presidente, e do Mato Grosso do Sul, Dr. Luciano Montalli, como Secretário-Geral. Dra. Hildeth Evangelista foi eleita Secretária Adjunta. A posse aconteceu na mesma reunião, que passou a ser conduzida pela nova diretoria. O mandato da Diretoria do CONDEGE tem duração de um ano.
“Este é um desafio e tenho certeza que poderei contar com o apoio de todos os Defensores Gerais nas pautas que temos para o fortalecimento da Defensoria do Brasil”, disse Dr. Clériston Cavalcante de Macêdo em seu discurso de posse. Entre os desafios do CONDEGE está a interlocução com governos Estaduais e Federal para implementação da emenda constitucional 80/2014.
Para Dra. Hildeth Evangelista integrar a nova Diretoria do Colegiado representa uma grande responsabilidade. “É um desafio e certamente uma responsabilidade inquestionável ajudar a conduzir os rumos do Colégio Nacional de Defensores Gerais neste mandato. Temos a certeza de que nos empenharemos ao máximo para corresponder à confiança em nós depositada, tanto quando do convite para compor a chapa como agora, após a aclamação dos demais Defensores e Defensoras que se encontravam presentes à reunião em Brasília. É um novo passo que encaramos com muita confiança”, afirma.
Entre outros desafios da nova Diretoria do CONDEGE estão a interlocução com as Associações de Defensores Estaduais e Federais, com os Colégios de Corregedores e Ouvidores das Defensorias, além do aprimoramento das comissões temáticas e elaboração de plano de trabalho para atuação no Sistema Prisional e o acompanhamento das matérias de interesse da Defensoria Pública no Congresso Nacional e Tribunais Superiores, dentre outros.
Fonte: (dados do texto e fotos) DPE-Bahia