Notícias

Edição especial do projeto ‘Cidadania com Café’ tratou sobre Defensoria Pública, Direitos Humanos e Emergência Climática

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 28, maio de 2024 às 13:52

WhatsApp Image 2024-05-28 at 13.18.20

A Defensoria Pública do Estado do Piauí realizou nesta terça-feira, dia 28 de maio, uma edição especial do projeto “Cidadania com Café”, iniciativa desenvolvida pela Ouvidoria-Geral da Defensoria com o objetivo ampliar a discussão entre a Defensoria Pública com órgãos, instituições e entidades da sociedade civil, visando ampliar o debate em diferentes temas. Nesta edição, o tema abordado foi “Defensoria Pública, Direitos Humanos e Emergência Climática”, com o objetivo de trazer para o centro das discussões essa temática, além de tratar da construção e o fortalecimento de políticas públicas de enfrentamento das consequências climáticas, como também propor uma série de ações e encaminhamentos nesse sentido.

O encontro contou com as participações da superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) no Piauí, Thays Paiva de Almendra Freitas Pires; do Ouvidor-Geral do Estado do Piauí, Raimundo Dutra; do Defensor Público Igo Castelo Branco de Sampaio, titular do Núcleo de Direitos Humanos e Tutelas Coletivas, e da Defensora Pública Karla Araújo de Andrade Leite, Diretora das Defensorias Regionais e Coordenadora do Projeto Vozes dos Quilombos.

“A Defensoria Pública é a casa dos direitos, e nesse mês de maio, que é dedicado à Defensoria Pública, a Ouvidoria-Geral está realizando esse momento com os movimentos sociais, que é a razão de existir da Defensoria Pública. Então, estamos muito contentes com a participação de todos, e gostaria de destacar a importância da Defensoria Pública para as assistidas e assistidos”, pontuou Djan Moreira, Ouvidor-Geral externo da Defensoria Pública do Piauí.

A Superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) no Piauí, Thays Paiva de Almendra Freitas Pires, destacou a importância do encontro. “Esse foi um momento de interlocução com todas as entidades, e o meio ambiente, a discussão ambiental, a sustentabilidade, esse é um debate que precisa ser transversal. Esse debate precisa estar presente em todos os meios, e a Defensoria Pública tem uma capilaridade enorme. Então estamos aqui neste momento, onde a Defensoria trouxe diversos movimentos sociais, para que sejam abordados diversos temas, como a questão da emergência climática, para que possamos cada um, dentro da sua atividade, buscar essa integração junto com o meio ambiente”, disse.

A Defensora Pública Karla Andrade de Araújo Leite, Coordenadora do projeto Vozes dos Quilombos, falou sobre o momento de discussão. “O principal objetivo desse evento é chamar a atenção para a importância de respeitarmos as ciências, sejam as ciências da natureza, ciências humanas, ciências naturais. O que se vê recorrentemente são as instituições ignorando as pesquisas. E quando instituições e decisões políticas ignoram as pesquisas, o que nós estamos vivendo e sentido na pele são os resultados desastrosos disso”, afirmou.

O Defensor Público Igo Sampaio, do Núcleo de Direitos Humanos e Tutelas Coletivas da DPE/PI, também destacou a importância dos temas discutidos durante o encontro. “Essas questões envolvendo emergência climática e os efeitos são muito desproporcionais em relação ao nosso público, que é essa população mais vulnerável. A ideia aqui desse encontro é discutir e cada vez mais e chamar a própria atenção da Defensoria, nesse sentido de ter uma atuação mais proativa. Entendemos que daqui irão sair vários encaminhamentos, além de chamar a atenção dos próprios órgãos públicos, que atuam no âmbito do meio ambiente”, disse.