Notícias

Efetivação dos Direitos de Crianças e Adolescentes foi tema de reunião entre Defensoria Pública e Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Piauí

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 07, maio de 2024 às 13:54

WhatsApp Image 2024-05-07 at 12.01.22 (1)

Em encontro realizado na manhã desta terça-feira (7), a Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, recebeu no gabinete-geral da Defensoria Pública do Estado do Piauí, a presidenta da Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado do Piauí (Acontepi), Massilene Mendes. Na pauta da reunião, o alinhamento de parcerias institucionais visando a otimização e o fortalecimento de atuação dos Conselhos Tutelares no estado do Piauí por meio de ações integradas com os diversos entes que integram o Sistema de Garantia de Direitos de crianças e adolescentes.

O encontro contou também com as presenças da Subdefensora Pública Geral do Estado do Piauí, Verônica Acioly de Vasconcelos, o Ouvidor-Geral externo da Defensoria, Djan Moreira, a Coordenadora da 2ª Regional da Acontepi, Maria Eliete, e Francisco das Chagas, Conselheiro Tutelar do município de Valença do Piauí.

“Uma das atribuições da Ouvidoria é promover o intercâmbio com a sociedade civil, e fico muito feliz na condição de ouvidor e ex-conselheiro tutelar de Teresina, de intermediar este momento. E o objetivo desse encontro foi estreitar os laços com a Acontepi, que veio aqui trazer os pleitos de cada conselheiro e conselheira tutelar. Porque a categoria tendo os seus direitos respeitados, ela tem força suficiente para fazer valer o direito da criança e do adolescente, que é a razão do conselho tutelar”, afirmou o Ouvidor-Geral da Defensoria Pública do Estado do Piauí, Djan Moreira, articulador do encontro.

Para Massilene Mendes, conselheira tutelar da cidade de Varzea Grande do Piauí e presidenta da Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado do Piauí (Acontepi), o encontro realizado teve como objetivo a discussão de parceria entre ambas as instituições. “Foi um estreitamento entre a Defensoria Pública e a Acontepi, onde foram discutidos apoios para as demandas das Conselheiras e Conselheiras tutelares, em seus respectivos municípios”, disse.
A Defensora Pública Geral do Piauí, Carla Yáscar Belchior, ressalta que as Conselheiras e Conselheiros Tutelares são os profissionais que atuam na linha de frente no Sistema de Garantia de Direitos de crianças e adolescentes, bem como na efetivação de políticas públicas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente, como pontua: “Esse encontro realizado com a Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado do Piauí buscou fortalecer a integração operacional com a Defensoria Pública do Estado do Piauí, para atuarmos de forma conjunta no sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes. O encontro foi bastante proveitoso onde possibilitou a troca de ideias e experiências visando o aprimoramento das atividades desempenhadas pelas instituições”, finalizou.