Teve início na manhã desta quinta-feira (16), na unidade Fátima da Defensoria, os atendimentos da Equatorial Piauí por meio do projeto ‘Linha Direta’, iniciativa desenvolvida pela concessionária de energia elétrica no Piauí e que consiste em um canal de atendimento entre a empresa e os consumidores, facilitando a resolução de demandas através de um atendimento célere e eficaz.
A dinâmica de funcionamento do projeto consiste em disponibilizar um atendente da empresa para receber as demandas e realizar o atendimento direto no local, funcionando assim como uma ponte entre o Núcleo Especializado de Defesa do Consumidor (Nudecon), Equatorial Piauí e a população da capital, objetivando solucionar os problemas dos assistidos, como negociações de débitos, ordens de serviços pendentes, mudanças cadastrais, e outras demandas, tudo isso sem recorrer às vias judiciais.
Os atendimentos ficarão disponíveis à população todas as terças e quintas-feiras, no horário compreendido entre 8h às 14h, na Unidade Fátima da Defensoria Pública do Estado do Piauí, situada na rua Joca Pires, nº 1000, Bairro de Fátima, zona leste de Teresina.
Sobre os atendimentos, a Diretora de Núcleos Especializados da DPE/PI, Defensora Pública ngela Martins Soares Barros, falou sobre os atendimentos que serão realizados. “Estamos com uma expectativa muito boa com relação ao projeto Linha Direta, pelo qual o representante da empresa poderá se fazer presente no Núcleo de Defesa do Consumidor, durante dois dias na semana, para solucionar demandas mais simples dos assistidos que procuram esse núcleo. Esperamos assim dar maior resolutividade nas demandas dos consumidores que procuram o Nudecon, e que certamente terão suas demandas atendidas de forma célere e eficiente”, afirmou.
O Gerente Jurídico da Equatorial Piauí, Caio de Deus, explica como vai ser a dinâmica de funcionamento do projeto. “Por meio da parceria vai ser disponibilizado um atendente para receber a demanda e fazer o atendimento direto no local, recepcionando e tratando cada caso, de forma conjunta com a Defensoria Pública. O objetivo da Distribuidora e da Defensoria é que a iniciativa proporcione um atendimento célere, solução e redução das demandas e, principalmente, mais satisfação dos clientes.
“A implantação do Projeto Linha Direta nos órgãos de defesa do consumidor tem a finalidade de estabelecer esse canal direto entre a empresa e o órgão de forma a orientar o atendimento sobre a reclamação do consumidor, proceder com a identificação do assunto e alcançar uma solução de forma célere para o caso. Vale ressaltar que o atendimento realizado pelo Linha Direta deverá seguir o fluxo definido por cada órgão juntamente com a Equatorial”, disse o Gerente Jurídico da Equatorial Piauí, Caio de Deus.
O Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública do Estado do Piauí (Nudecon), conta com o Defensor Público Crisanto Pimentel Alves Pereira, titular da 1ª Defensoria Pública do Consumidor, e as Defensoras Públicas Luciana Moreira Ramos Araújo, na 2ª Defensoria Pública do Consumidor, e ngela Martins Soares Barros, na 3ª Defensoria Pública do Consumidor, foi criado no ano de 2004 e desde então vem oferecendo um atendimento qualificado, assegurando os direitos dos consumidores carentes de forma célere por meio da conciliação, o que representa um diferencial nas relações de consumo, garantindo os direitos dos assistidos pela Defensoria Pública de forma eficaz.